3
1
PATROCINADO

Congresso dos EUA examina venda de drones a Marrocos

Fernando Baxi
6/5/2024
1
2
Foto:
DR

O Congresso dos Estados Unidos da América examinará, brevemente, o processo de venda de drones militares ultra-sofisticados "SeaGuardian" ao Reino de Marrocos.

A aquisição dos ‘SeaGuardian’ por parte do Reino de Marrocos ocorreu há mais de três anos e foi aprovada pelo Departamento de Estado norte-americano. A proposta de compra chegou a ser anunciada pela administração Trump, em 10 de Dezembro de 2020, mesmo dia que os EUA reconheceram a natureza marroquina do Sahara.

Os quatro drones MQ-9B ‘SeaGuardian’ fabricados pela General Atomics têm um alcance de 6 mil milhas náuticas (11.100 km) e podem monitorar vastas extensões de mar e deserto, detalhou a Reuters há três anos, que, na época, revelou o projecto de contrato exclusivo, citando três fontes americanas próximas às negociações.

O ‘SeaGuardian’ foi projectado para sobrevoar o horizonte por satélite por mais de 30 horas (dependendo da configuração) em todos os tipos de condições climáticas e integrar-se com segurança no espaço aéreo civil, permitindo que forças conjuntas e autoridades civis forneçam consciência situacional em tempo real em qualquer lugar do mar, disse General Atomics.

"Esta aeronave de patrulha e reconhecimento marítimo altamente versátil pode integrar perfeitamente um radar marítimo de área ampla, um sistema de identificação automática, medidas de apoio electrónico e um kit de missão de guerra anti-submarina", avançou a empresa norte-americana de segurança.