3
1
PATROCINADO

Lucros do FNB Moçambique encolhem 75% para pelo menos 773,5 USD

Sebastião Garricha
7/5/2024
1
2
Foto:
DR

Apesar do resultado, FBN revela que o seu conselho de administração e a gestão continuam entusiasmados com o mercado moçambicano e a acreditar na garantia da rentabilidade sustentável a longo prazo.

Os lucros do First National Bank (FNB) Moçambique recuaram 75% em 2023 para 49,3 milhões de meticais, pelo menos 773,5 de dólares, muito abaixo dos 197,4 milhões de meticais líquidos de 2022, segundo dados do seu mais recente relatório e contas.

De acordo com o documento, a redução do lucro do banco em 2023 foi motivada pelo aumento significativo das reservas obrigatórias regulamentares, decidido pelo banco central, bem como pelo aumento da imparidade de crédito resultante da deterioração da classificação de risco do País, custos com a migração de sistemas para cumprir com requisitos regulamentares, projectos estratégicos e custos de reposicionamento da marca.

Dados da imprensa local indicam que, mesmo diante destes números, a instituição bancária ressalvou que “o Conselho de Administração e a gestão do banco continuam entusiasmados com o mercado moçambicano e acreditam que a evolução do FNB irá garantir uma rentabilidade sustentável a longo prazo

O FNB Moçambique, detido em 99,99% pelo FirstRand EMA Holdings, fechou 2023 com um total de activos que cresceu para 25,1 mil milhões de meticais, incluindo 5,7 mil milhões de meticais em créditos a clientes, enquanto o passivo aumentou para 21,5 mil milhões de meticais, nomeadamente 20,8 mil milhões de meticais em depósitos de clientes.

O banco conta com pouco mais de 450 trabalhadores e 15 agências em todo o país, e o seu capital próprio evoluiu no ano passado para 4,6 mil milhões de meticais.

Dados da imprensa local revelam que funcionam em Moçambique 15 bancos comerciais e 12 microbancos, além de cooperativas de crédito e organizações de poupança e crédito.