3
1
PATROCINADO

Sector produtivo brasileiro perde 62 milhões de dólares com tragédia causada pelas chuvas no sul

Sebastião Garricha
8/5/2024
1
2
Foto:
DR

O cálculo abrange apenas o período de 29 de abril a 3 de maio, quando se iniciou a tragédia que, segundo o governador Eduardo Leite, necessitará de um "Plano Marshall".

Em cinco dias, as tempestades que afectam o sul do Brasil provocaram perdas económicas na ordem de 275,3 milhões de reais, pelo menos 62 milhões de dólares americanos, principalmente nos sectores de infraestrutura e agricultura, segundo relatório da Confederação Nacional de Municípios.

Citado pela Xinhua, o documento revela que pelo menos 281 dos 496 municípios do estado do Rio Grande do Sul foram afectados directamente pelas chuvas que ‘castigam’ a região, ocasionando subida do nível de rios com consequentes inundações e deslizamentos de terra.

Além disso, revela que o sector público perdeu o equivalente a 11 milhões de dólares, principalmente em danos a pontes, estradas, sistemas de represas, saneamento e energia. O cálculo abrange apenas o período de 29 de abril a 3 de maio, quando se iniciou a tragédia que, segundo o governador Eduardo Leite, necessitará de um "Plano Marshall".

No sector privado, sublinha o documento, a mais afectada foi a actividade agropecuária do Rio Grande do Sul, segundo produtor de soja do Brasil e o primeiro de arroz.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios, o sector agropecuário perdeu 80,7 milhões de reais, pelo menos 15 milhões de dólares americanos, em uma semana.