3
1
PATROCINADO

AIPEX assina contratos de intenções de investimentos avaliados em 330,8 milhões USD

Sebastião Garricha
11/7/2024
1
2
Foto:
DR

O primeiro projecto é do terminal polivalente do Porto do Lobito, na província de Benguela, que consiste na gestão, manutenção e exploração comercial do terminal de contentores e carga geral.

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola assinou nesta quarta-feira, 10 de Julho, cinco contratos de investimentos avaliados em 330,8 milhões de dólares, para o sector produtivo, que prevê garantir 3.496 postos de trabalhos, dos quais 94% direccionados para nacionais.

Rubricados pelo presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Arlindo Chagas Rangel, e pelos representantes das empresas mentoras dos projectos, estão direccionados nos domínios da Construção Civil e Obras públicas, Agricultura, Indústria e da Prestação de Serviço, bem como Manutenção e Exploração comercial do terminal polivalente do Porto do Lobito.

De acordo com uma nota da AIPEX, o grupo português Casais Angola Engenharia e Construção, S.A, no âmbito do contrato assinado com, vai investir um total de 45,3 milhões de dólares entre as cidades de Luanda e do Lobito, devendo criar 1600 postos de trabalho.

Consta também entre os contratos assinados um projecto de gestão, manutenção e exploração comercial do Terminal Polivalente de Contentores e Carga Geral do Porto do Lobito, investimento francês de 188 milhões de dólares.

O projecto Esplendor Florestal, investimento de capitais externos para a plantação, exploração e transformação de toros – segmento de tronco de árvore – em madeira, que será implementado nas províncias de Benguela e do Huambo, um empreendimento industrial para fabrico de mobília em Luanda e um outro de produção de silício, de origem chinesa, a ser implementado no Bengo, completam os contratos assinados.