3
1
PATROCINADO

‘Amigos, amigos, negócios à parte’: Angola humilha vizinha Namíbia e conquista Taça COSAFA

Victória Maviluka
9/7/2024
1
2
Foto:
DR

Prestação do grupo de talentosos jogadores na África do Sul aumenta o leque de opções de Pedro Gonçalves ao nível da selecção principal.

Mais um sinal que reforça a ascensão do futebol nacional. A final da Taça COSAFA 2024 só deu Angola. Os Palancas Negras, numa versão alternativa à selecção principal, ‘atropelaram’, neste domingo, 07, na África do Sul, a vizinha Namíbia, a quem venceram por 5-0, e conquistaram o 4.º troféu do torneio regional de futebol.

O triunfo folgado de Angola começou a ser construído ainda na primeira parte, com Pedro Bondo e o suspeito do costume Depu a ‘facturarem’ para Angola.

Na segunda metade, os angolanos avolumaram o ‘score’, com tentos de Vidinho em duas ocasiões, para Keliano, o capitão da Selecção Nacional e médio do Estrela da Amadora, da principal Liga portuguesa, fechar o placar da final em 5-0.

O domínio da prova pelos angolanos ficou patente, igualmente, no capítulo individual: Maestro, extremo criativo com passagens pelo Benfica de Lisboa, foi considerado Melhor Jogador da prova e Depu, avançado do Gil Vicente, também do mais importante campeonato de futebol português, terminou como ‘Artilheiro’ da competição, com cinco golos.

Os dois jogadores juntam-se aos laterais Pedro Bondo e Hossi, ao central Víctor Nanque e ao médio Keliano no ‘Melhor 11’ da edição de 2024 da Taça COSAFA, instituição presidida por Artur Almeida e Silva, líder da Federação Angolana de Futebol (FAF). 

Assim, 20 anos depois, os Palancas Negras, com uma nata de jovens promissores futebolistas, alguns dos quais a actuar na Europa, voltaram a conquistar a medalha de ouro do torneio anual de futebol que junta países da África Austral.

A prestação deste grupo de talentosos jogadores na África do Sul aumenta o leque de opções de Pedro Gonçalves ao nível da equipa principal.