3
1
PATROCINADO

Andebol: Apesar da derrota contra França, Pérolas continuam na rota para os quartos de final dos Jogos Olímpicos de Paris

Sebastião Garricha
2/8/2024
1
2
Foto:
DR

Em quatro jornadas no torneio, a Selecção Nacional contabiliza três pontos, resultantes de duas derrotas, uma vitória e um ‘saboroso’ empate contra a selecção da Hungria.

A Selecção Nacional sénior feminino de andebol continua na rota para os quartos de final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, apesar da derrota averbada contra a ‘toda poderosa’ França nesta quinta-feira, 1 de Agosto, por 24-38, em jogo a contar para a terceira jornada do ‘pesado’ grupo B.

Para confirmar o passe, as Pérolas ‘lutarão’ contra o Brasil, num duelo 100% lusófono, agendado para sábado, 3 de Agosto, às 13 horas, na arena 6 Paris Sul. À partida, até um empate serve para se manter entre as selecções habilitadas para a próxima fase.

Em quatro jornadas no torneio, a Selecção Nacional contabiliza três pontos, resultantes de duas derrotas, contra França e Holanda, uma vitória contra a Espanha e um ‘saboroso’ empate contra a selecção da Hungria por 31-31, segurado nos últimos segundos com um livre de sete metros defendido por Marta Alberto e um bloqueio de Natália Santos.

À selecção brasileira, também com possibilidade de avançar para os quartos, só interessa a vitória. De acordo com a classificação actual, apenas a Espanha está completamente sem chances para reverter sua situação na prova, sendo que só contabiliza derrotas.

No grupo A, a Noruega, a Suécia e a Dinamarca têm seis pontos e já estão apuradas para os quartos de final. A Alemanha, a Coreia do Sul e a Eslovénia ocupam os três últimos lugares com dois pontos. O quarto lugar, qualificativo para os quartos, será definido na derradeira jornada, também no sábado, 3 de Agosto.

O torneio olímpico de andebol é disputado por 12 seleções, distribuídas por dois grupos de seis, que apuram os quatro primeiros classificados para os quartos de final (a disputar em 06 de agosto). 

As meias-finais da prova estão marcadas para o dia 08 e a final para dois dias depois (10 de agosto).

A presente edição representa a 11.ª participação Olímpica de Angola. O País estreou em 1980, em Moscovo e, depois de ficar ausente na edição de 1984, voltou a Seul, em 1988. Os registos da prova indicam que as Pérolas competem continuamente desde então.