3
1
PATROCINADO

Beyond Data: A aliança entre EY e Microsoft que pretende moldar o futuro das empresas no mercado nacional

Filipe Colaço, Executive Director Consulting EY Angola
21/6/2024
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

A EY e a Microsoft destacaram a vitalidade da sua aliança global no evento "Beyond Data", o qual sublinhou a relevância dos dados e IA para o sucesso empresarial.

No actual contexto global, os dados assumem o papel de protagonistas na narrativa da inovação e de crescimento sustentado das empresas. As empresas presentes no mercado nacional não podem escapar a esta verdadeira revolução e é premente um salto nesta sua maturidade digital. A aliança global entre a EY e a Microsoft, tangibilizada no mercado angolano através do evento "Beyond Data", pretende consciencializar a importância crescente da gestão de dados e da Inteligência Artificial (IA) como pilares fundamentais para o sucesso organizacional.

A qualidade dos dados é a espinha dorsal da IA. Algoritmos precisam de um histórico de dados confiáveis para uma aprendizagem eficaz de uma forma similar ao processo de ensino de uma criança. Dados imprecisos podem levar a conclusões erróneas, comprometendo a integridade das decisões associadas. A EY, em colaboração com a Microsoft, destaca-se na promoção de dados de alta qualidade, garantindo que as empresas possam extrair insights valiosos e precisos.

A EY considera que existem cinco dimensões que as empresas deverão considerar na sua jornada de evolução para uma plataforma de dados moderna:

  1. Definir a agenda de IA para a organização: repensar a estratégia e operações das empresas inspirados em casos de uso reais e desafiar como se poderão adaptar ou criar modelos de negócios e produtos/serviços, garantindo que os humanos estejam no centro das transformações necessárias;
  2. Estabelecer as bases: acelerar a adopção e a integração gradual (e devidamente testada por Pilotos e Protótipos) de IA para dar suporte às tecnologias, recursos, produtos e serviços existentes, sendo para tal essencial assegurar um modelo de governo de dados;
  3. Transformar as funções de negócio: re-imaginar o modelo operativo nas dimensões Processos, Sistemas e Competências, tais como logística, compras ou manutenção ou vendas e experiência do cliente;
  4. Criar confiança na IA: navegar no ambiente jurídico e regulatório à medida que a IA continuará a evoluir a nível global, estabelecendo a nível interno as políticas e directrizes éticas para a IA na organização, o compliance associado e as medidas de segurança de informação e protecção de dados requeridas;
  5. Capacitar a força de trabalho: ampliar a capacidade dos trabalhadores com o desenho e implementação de novos programas de formação e capacitação nas novas ferramentas (e.g. academias de prompting), de comunicação e sensibilização para a mudança associada e cautelas a nível da cibersegurança e identidade.

O Microsoft Fabric apresenta-se como uma solução poderosa e inovadora que proporciona uma visão unificada de "One Lake". Esta abordagem simplifica a gestão de aplicações e serviços, permitindo às empresas aceder e analisar dados a partir de uma fonte única e confiável. A segurança integrada, a escalabilidade robusta e as funcionalidades colaborativas do Fabric posicionam-no como uma ferramenta essencial para a transformação digital. A adopção da ciência de dados e da IA está a ganhar terreno no mercado nacional, embora a um ritmo mais lento que o necessário quando comparado com a realidade externa. As empresas estão a despertar para o potencial destas tecnologias em transformar os seus negócios, seja na análise de churn, segmentação de clientes ou optimização de processos. 

A introdução do CoPilot da Microsoft representará um avanço significativo na nossa forma de trabalhar, oferecendo uma assistência baseada em IA que amplia a capacidade dos utilizadores através da interacção e extracção de valor associada aos seus dados. Este assistente inteligente, integrado ao Microsoft Fabric, permite uma análise de dados mais intuitiva e acessível, promovendo uma tomada de decisão mais informada e ágil.

A segurança dos dados é outra prioridade e tanto a EY como a Microsoft oferecem soluções que protegem as informações empresariais contra ciberataques. A implementação do Microsoft Fabric promete reforçar a segurança dos dados, enquanto potencia a eficiência operacional e a inovação.

O "Beyond Data" marca um ponto de viragem, não só pela partilha de conhecimento, mas também pelo reforço da aliança entre estas marcas reconhecidas a nível global e com capacidade instalada no mercado nacional. Esta colaboração pretende apoiar as empresas na sua jornada de transformação digital. A nossa visão partilhada transcende as fronteiras tecnológicas, pretendendo projectar os clientes para um novo patamar de maturidade e excelência no uso de dados, apesar das particularidades e desafios do nosso mercado. Teremos de trabalhar colaborativamente para ultrapassar as carências a nível de infra-estrutura tecnológica e maturidade digital da larga maioria das organizações, a dispersão e qualidade dos dados, a baixa literacia e competências para estas temáticas e a própria cultura ou pré-disposição de alguns líderes e gestores para adoptar uma mentalidade de inovação e mudança. 

Estamos muito motivados e empenhados em auxiliar os nossos clientes a navegar neste novo mundo digital onde os dados são a chave para o sucesso e, ampliar a abrangência e profundidade do uso de soluções e sistemas disponíveis por via dos utilizadores. Tanto neste evento como, mais recentemente, no Angotic, onde tive a oportunidade de ser orador num painel sobre o impacto da IA no mundo dos negócios, foi possível sentir uma grande curiosidade das empresas e de indivíduos sobre estas questões da IA. Com uma estratégia clara, ferramentas avançadas e parcerias sólidas, o futuro promete ser de inovação e crescimento para os que aceitarem trilhar este caminho desde já.