3
1
PATROCINADO

Mexidas recentes no Executivo visam “premiar o mérito” - João Lourenço

Victória Maviluka
18/7/2024
1
2
Foto:
DR

Dos cinco governadores nomeados, quatro são mulheres. PR sublinha que “é muito bom quando somos exonerados porque precisamos da pessoa exonerada para outras funções”.

“Premiar o mérito”. É desta forma que João Lourenço, Presidente da República, justificou as últimas mexidas no aparelho governativo: nomeações de uma ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, e de cinco governadores provinciais, dos quais quatro mulheres.

Na cerimónia de tomada de posse, decorrida nesta quarta-feira, 17, no palácio presidencial, em Luanda, o Titular do Poder Executivo sublinhou o facto de, entre os nomeados, constar governadores que exerciam cargos nas estruturas administrativas de base.

“Pelo bom trabalho exercido nos municípios, mereceram a nossa confiança e, como tal, pensamos ter chegado o momento de elevá-las à categoria de governadoras”, disse João Lourenço.

O Presidente da República referia-se à ex-administradora municipal do Andulo, nomeada governadora do Bié; à antiga administradora de Belize, agora governadora de Cabinda; e à ex-administradora do município do Luau (Moxico), que ascende ao cargo de governadora da Lunda-Norte.

O Chefe de Estado fez uma particular abordagem sobre os governadores que foram transferidos de uma província para outra, como são os casos de Mara Quiosa, que deixa Cabinda transferida para o Kwanza-Sul, e de Pereira Alfredo, que assume a província do Huambo.

“É muito bom quando somos exonerados porque precisamos da pessoa exonerada para outras funções: passar de município para província, ou passar de uma província, onde estamos a fazer um bom trabalho, para uma outra onde pretendemos obter outros resultados”, observou João Lourenço.