3
1
PATROCINADO

Nigéria ‘bate’ Gana e África do Sul na corrida pela licitação para sediar Banco Africano de Energia

Sebastião Garricha
5/7/2024
1
2
Foto:
DR

O capital social do banco, fixado em 5 bilhões de dólares, deve ser subscrito ao longo de três anos, com um capital inicial de 1,5 bilhão de dólares reservado aos países membros da APPO.

A Nigéria emergiu como o país-sede do recém-criado Banco Africano de Energia (AEB, na sigla em inglês), preferido em meio à forte concorrência do Gana, Benin, da Argélia, África do Sul e Costa do Marfim, segundo dados revelados pelo ministro de Estado dos Recursos Petrolíferos, Heineken Lokpobiri.

Citado pela Business Insider, Heineken Lokpobiri revelou os dados na quinta-feira, 5 de Julho, em declarações aos jornalistas, após uma reunião virtual do conselho de ministros da Organização Africana de Produtores de Petróleo (APPO, em inglês).

"Como ministro dos Recursos Petrolíferos (Petróleo), estou incrivelmente orgulhoso desta conquista. O Banco Africano de Energia será uma pedra angular para financiar e promover projectos de energia em toda a África, promovendo a inovação, a sustentabilidade e o crescimento económico", disse.

Além disso,  Heineken Lokpobiri observou que o capital social do banco, fixado em 5 bilhões de dólares, deve ser subscrito ao longo de três anos, com um capital inicial de 1,5 bilhão de dólares reservado aos países membros da APPO.

Actualmente, a APPO tem um total de 18 membros em toda a África, todos os quais são nações produtoras de petróleo ou gás. Segundo a notícia da Business Insider, o AfreximBank tem apoiado a APPO na criação do banco e aprovou um investimento de 1,75 bilhão de dólares para esse fim.

O credor afirmou que fez parceria com mais de 700 bancos em toda a África e seus parceiros para traçar um caminho lucrativo para o setor de energia africano.