3
1
PATROCINADO

Preços mundiais dos alimentos sobem pelo segundo mês

Sebastião Garricha
3/5/2024
1
2
Foto:
DR

Os preços caíram 9,6% em termos anuais, segundo cálculo da plataforma Trading Economics.

O Índice de Preços Alimentares da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) aumentou 0,3% para 119,1 pontos percentuais (p.p.) em Abril de 2024, face aos 118,8 revistos para cima no mês anterior, à medida que os preços da carne e os modestos aumentos nos óleos vegetais e nos cereais mais do que compensaram as reduções no açúcar e nos produtos lácteos.

De acordo com a plataforma Trading Economics, o custo da carne aumentou 1,6%, impulsionado pelos preços das carnes de aves, bovinas e ovinas. Além disso, continua, o custo dos vegetais aumentou 0,3%, para o máximo dos últimos 13 meses, graças às cotações mais elevadas do óleo de girassol e de colza, e os preços dos cereais aumentaram 0,3%, à medida que os preços de exportação do trigo se estabilizaram e os preços de exportação do milho aumentaram. 

Em termos anuais, o Índice de Preços dos Alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura caiu 9,6%, sublinha a plataforma.

O Índice de Preços dos Alimentos da FAO (FFPI) é uma medida da variação mensal dos preços internacionais de uma cesta de produtos alimentares que abrangem os principais mercados agrícolas de cereais, óleos vegetais, açúcar, carne e produtos lácteos, ponderados pelas quotas médias de exportação de cada um dos grupos durante 2014-2016.

O FFPI é calculado como a média ponderada do comércio dos preços dos produtos alimentares. Embora estes produtos representem cerca de 40 por cento do comércio bruto de produtos agrícolas alimentares (FAOSTAT), são escolhidos pela sua importância elevada e estratégica na segurança e comércio alimentar global.