3
1
PATROCINADO

Ruto ‘arranca chaves’ das portas do mercado chinês para entrada de produtos agrícolas do Quénia

Victória Maviluka
6/9/2024
1
2
Foto:
DR

Segunda maior economia do mundo, China prometeu também mais cooperação no desenvolvimento da auto-estrada Rironi-Mau-Malaba, no Quénia, orçada em 1,2 mil milhões USD.

Um ganho da diplomacia económica queniana no Fórum de Cooperação China-África. William Ruto afirma que recebeu de Xi Jinping a garantia de que o mercado chinês estará aberto para receber produtos agrícolas saídos do Quénia.

“Mantivemos conversas com o Presidente Xi Jinping no Grande Salão do Povo, em Pequim, antes do fórum. Durante a reunião, o Presidente Xi concordou em abrir o acesso dos produtos agrícolas do Quénia ao mercado chinês”, disse o Presidente queniano.

Citado pela imprensa do seu país, Ruto referiu ainda que o Governo chinês concordou em dar um impulso na extensão da linha ferroviária Standard Gauge Railway (SGR), que liga a capital Nairobi ao porto de Mombaça, com o financiamento do Banco de Exportações e Importações da China (Exim Bank).

A China também prometeu, segundo o Chefe de Estado queniano, mais cooperação no sentido de desenvolvimento da auto-estrada Rironi-Mau-Malaba, que deverá custar 1,2 mil milhões de dólares.

“Ao longo dos anos, a China provou ser uma verdadeira parceira de desenvolvimento, renovando significativamente a nossa infra-estrutura. Estamos ansiosos para alavancar esses laços e acelerar a nossa transformação”, afirmou Ruto, ao chegar à China na segunda-feira, 02, para participar no Fórum de Cooperação China-África.

O encontro, que arrancou na quarta-feira, 04, e termina nesta sexta-feira, 06, em Pequim, capital da China, conta com a presença de mais de 50 líderes africanos.