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Volvo Connect chega a Angola pelas ‘mãos’ da Auto Sueco

Sebastião Garricha
3/5/2024
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Foto:
Andrade Lino

De acordo com a empresa atrelada ao Grupo Nors, Angola não será o primeiro mercado africano a implementar a Volvo Connect.

A Auto Sueco Angola, empresa atrelada ao Grupo Nors, anunciou, nesta semana, o lançamento do hardware Volvo Connect, destinado para caminhões de marca Volvo, com data de fabricação de 2021 ao presente ano, numa primeira fase.

À Economia & Mercado, Licínio Sanches, director após-venda da Auto Sueco, explicou que o software oferece uma variedade de informações importantes para os gestores e proprietários de frota de viaturas, permitindo, por exemplo, a análise da performance e da qualidade da condução dos motoristas em tempo real.

“O objectivo deste software é que os clientes consigam ter o melhor controlo de custos, redução de custos e a informação melhor analisada para que consigam ter o plano de manutenção e os custos mais optimizados. Acima de tudo, que consigam ter os caminhões o mínimo tempo imobilizados possível”, explicou Licínio Sanches. 

Além disso, Licínio Sanches sublinhou que o objectivo é conseguir a conectividade efectiva em Angola e fazer com que o Volvo Connect funcione como em outros mercados mais evoluídos.

“Vários países da Europa, Estados Unidos, Brasil e alguns países do continente africano já têm esta solução, quer em camiões, quer em autocarros. Nós estamos a alargar a oferta para Angola, neste momento em caminhões, mas também vai estar disponível para os autocarros”, sublinhou. 

A propósito do lançamento, na terça-feira, 30 de Abril, numa das unidades hoteleiras de Luanda, Paulo Benchimoli, representante da BFK, uma empresa vocacionada para transporte de carga em todo o território nacional, à E&M, testemunhou as ‘potencialidades’ do Volvo Connect.

“Portanto, eu já vivo essa realidade do aplicativo. Limitações eu não as vejo. Os benefícios da Volvo Connect são enormes, não se consegue quantificar. Esse aplicativo permite corrigir exatamente, porque você tem acesso on time, tem acesso a essa informação e depois consegue corrigir”, atirou.

Os custos de implementação da referida solução tecnológica pode andar na ordem dos 2.500 dólares, em termos de instalação de hardware, e depois a subscrição vai rondar os 600-700 mil kwanzas ano, de acordo com dados revelados pelo director após venda da Auto Sueco.