3
1
PATROCINADO

BDA e Norsad Capital assinam acordo para financiar empresas angolanas

Joaquina Dungue
30/6/2023
1
2
Foto:
DR

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) assinou um memorando de entendimento que definirá os termos de parceria com a Norsad Capital.

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) assinou um memorando de entendimento que definirá os termos de parceria com a Norsad Capital, um prestador de crédito privado a empresas em fase de crescimento.

De acordo com o CEO da Norsad Capital, Kenny Nwosu, o acordo prevê a partilha de transacções que contribuam para a maximização dos fluxos de negócios

Acrescentou que as instituições financeiras se concentram em fomentar o capital necessário para as empresas que pode ser usado para promover o crescimento económico e melhorar a vida da população no continente africano.

“O governo de Angola reconhece que o país deve diversificar a economia e tornar-se menos dependente da produção de petróleo. É aqui que residem as maiores oportunidades para nós como financiadores – o sector das Pequenas e Médias Empresas (PME´s) pode dar um contributo importante para a diversificação económica”, disse.

O administrador Executivo do BDA, Arsénio Satyohamba, afirmou que a Norsad vai agregar valor financeiro e conhecimento pelos longos anos que têm no mercado.

“Vai igualmente aumentar a habilidade do BDA em dar resposta ao empresário, na vertente estruturante de passamento de know-how e também na vertente de estruturar pacotes financeiros bem como a capacidade de desembolsar o crédito consoante a possibilidade dos clientes, empreendedores, empresários e os interessados em empreender”, acrescentou.

Sobre o valor investido, o responsável pelo BDA adianta que a Norsad não definiu o valor mínimo e o máximo. Há um universo de possibilidades, mas a Norsad tem um escopo de financiamento que varia entre 5 a 10 milhões de dólares. Segundo o administrador, isso não significa que só as empresas que querem esse valor é que serão financiadas.

“O BDA pode obter financiamento da Norsad para criar linhas e projectos de microfinanças que podem até financiar os pequenos vendedores de pequenas empresas, micronegócios e até as estatais, então podemos dizer num universo de capacidade de 5 a 10 milhões de dólares, consoante as necessidades do banco vai se desenvolvendo essa relação de capitalização e de apoio”, aclarou.

O BDA, disse, é um banco que tem uma longa história no mercado angolano, já cometeu erros, reestruturou-se e também financiou projectos que tiveram sucesso, assim como alguns que não tiveram sucesso. Acrescentou que o banco está num nível que conhece as perspectivas daquilo onde pode ser alocado os recursos para melhor eficácia e rentabilidade ou impacto na economia.

Por isso, continuou, é que o banco define, na parceria com a Norsad, em nome dos empresários que são os futuros beneficiários, as áreas estratégicas e as áreas de prioridade.