3
1
PATROCINADO

​BNA injecta pelo menos 170 milhões USD no mercado

Fernando Baxi
9/10/2024
1
2
Foto:
DR

O remanescente, segundo o BNA, do montante continuará disponível ao mercado ao longo da semana em curso, como descreve o banco central no comunicado.

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou, hoje (09.10) em comunicado, a venda de pelo menos 170 milhões USD até ao dia 07 de Outubro de 2024.

A soma supracitada, ‘revelou’ o BNA, corresponde a 68%  de 250 milhões USD disponibilizados aos bancos comerciais para cobertura de operações cambiais destinadas à importação de bens alimentares e medicamentos.

O remanescente (pelo menos 97,9 milhões USD, segundo cálculos da E&M) do montante continuará disponível ao mercado ao longo da semana em curso, como descreve o banco central no comunicado.

A acção (cambial) do BNA, de acordo com a crítica, transmite sinais de estabilização económica, fortalecimento da confiança, apoio a sectores críticos, flexibilidade na política monetária e uma resposta a crises.  

Relativamente à flexibilidade da política cambial, de acordo ainda com a crítica, a injecção de mais divisas no mercado cambial permite ao Executivo responder à crise de abastecimento e flutuações nos preços de bens considerados essenciais.

Também, asseguram analistas, regula o mercado cambial, na medida em que o aumento de divisas eleva a estabilidade do Kwanza em relação ao dólar americano e outras moedas fortes, principalmente o euro.

O foco na alimentação e medicamentos, aflorou a crítica, indica que o banco central está a priorizar sectores críticos da economia, ajudando a garantir que as necessidades básicas da população sejam atendidas, assim como contribuir para a saúde pública.

Analistas acreditam igualmente que a disponibilização de divisas pode ser uma estratégia temporária do banco central para ajudar a estabilizar o mercado, enquanto se trabalha para aumentar a produção local, promovendo assim a auto-suficiência alimentar a longo prazo.