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BNA lança ranking sobre qualidade das instituições financeiras bancárias

Sebastião Garricha
4/7/2024
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Foto:
DR

Será avaliada a percepção do cliente e do supervisor sobre o funcionamento da área de atendimento, impacto da área nos processos internos e o cumprimento dos dispositivos regulamentares.

O Banco Nacional de Angola (BNA) lançou, na terça-feira, 2 de Julho, o “Ranking da Qualidade das Áreas Especializadas em Atendimento ao Cliente dos Bancos Comerciais”, no âmbito do reforço dos mecanismos de protecção do consumidor de produtos e serviços financeiros.

Segundo José Moma, afecto à  Divisão de Provedoria do Consumidor do Departamento de Conduta Financeira do BNA, o processo de avaliação, que decorrerá até 31 do mês em curso, resultará no primeiro ranking que será divulgado em sessão pública, em Janeiro de 2025, com a posição de cada uma das 23 instituições financeiras bancárias a operar em Angola.

À imprensa, José Moma revelou que inicialmente será avaliada a qualidade do desempenho das áreas de provedoria das 23 instituições, olhando para indicadores como “avaliação da qualidade, percepção do cliente e do supervisor sobre o funcionamento da área de atendimento, impacto da área de atendimento ao cliente nos processos internos da instituição financeira e o cumprimento dos dispositivos regulamentares.

Aliás, numa nota divulgada na terça-feira, 3, o BNA reforça a decisão de disponibilizar ao público em geral, no seu Portal Institucional e no dos Bancos Comerciais, um formulário a ser preenchido pelos consumidores de produtos e serviços financeiros, “cujos resultados contribuirão para determinar o Ranking da Qualidade das Áreas Especializadas em Atendimento ao Cliente dos Bancos Comerciais”.

Para que se faça uma avaliação mais justa, segundo José Moma, as instituições financeiras serão segmentadas em dois grupos, o primeiro para bancos com um milhão ou mais de clientes e o segundo para bancos com menos.