3
1
PATROCINADO

Computador portátil e inteligência artificial: a nova força de trabalho

EdicenterLab
7/6/2024
1
2
Foto:
DR

No mercado de PC, espera-se que os próximos anos tragam crescimento para o mercado, muito por culpa da necessidade de alterar os dispositivos para responder às novas necessidades.

Ao longo dos anos, o computador – e, mais recentemente, o computador portátil – tem sido fundamental para aumentar a produtividade dos colaboradores. Uma das tendências registadas foi o surgimento de ferramentas – seja hardware, software ou serviços – que deram aos gestores das empresas uma maior capacidade de tomada de decisão.

Até ao início deste ano, as tecnologias de inteligência artificial (IA) incorporadas nos PC’s procuravam melhorar a experiência de utilização dos dispositivos. Já os próximos meses vão ser marcados pelas novas arquitecturas de processadores, que vão elevar a utilização da inteligência artificial no PC a um outro patamar.

Os equipamentos da HP vão explorar a capacidade das NPU para correr tarefas de IA que vão optimizar as experiências de colaboração, com funcionalidades melhoradas, como o cancelamento de ruído ou o ajuste automático de luminosidade e cor, consoante as condições do local de trabalho, mas, também, elevar o nível de segurança e privacidade.

Para fazer frente a esta revolução, os PC com IA incluem, aceleradores de IA avançados, como unidades de processamento neural ou GPU, concebidos para lidar eficientemente com as exigências das cargas de trabalho. Estes aceleradores vão permitir que tarefas como machine learning, deep learning e inferência de redes neurais, sejam processadas de forma mais rápida e eficaz no PC.

A HP acredita que o renovado interesse no PC possa dobrar a taxa de crescimento anual do segmento. A utilização de IA no PC vai justificar a opção por equipamentos mais recentes e optimizados para as tarefas de inteligência artificial, que serão executadas no PC, sem necessidade de recurso à cloud.

Inteligência Artificial na indústria

Na indústria de produção, a IA é agora utilizada para a manutenção preditiva e pode reduzir o tempo de inactividade até 45%; no retalho, aumentará a rentabilidade até 59% através da automatização do checkout e da prevenção de perdas; nas finanças, é utilizada para fortalecimento do risco de crédito, reduzindo as taxas de perda e de incumprimento até 20%.

A IA está a tornar-se cada vez mais uma parte integrante do local de trabalho. À medida que os fornecedores de IT, como a HP, inspiram os Parceiros de Canal sobre as inúmeras possibilidades da inteligência artificial, também os Parceiros podem ajudar os seus clientes a reconhecer o potencial, a criar confiança e, em última análise, a maximizar os seus investimentos em IT, com soluções de IA de ponta adaptadas a ambientes de PC.

A IA constitui um excelente argumento para que os Parceiros sejam capazes de abordar proactivamente os clientes e propor soluções e equipamentos que não constituem apenas uma actualização, mas sim um salto significativo em termos de funcionalidades.

Os clientes empresariais estão ávidos para conhecer e explorar os benefícios que a IA lhes pode trazer, pelo que é importante que os Parceiros de Canal conheçam as propostas de fabricantes e que consigam traduzir, como a utilização de ferramentas de IA no PC, pode trazer eficiência operacional e vantagens competitivas aos seus clientes.