3
1
PATROCINADO

Eleições EUA: Trump ‘põe o dedo na ferida’ e diz que acabaria com a guerra na Ucrânia antes de assumir o cargo de Presidente dos Estados Unidos

Cláudio Gomes
28/6/2024
1
2
Foto:
DR

Donald Trump disse estar pronto para acabar com a guerra que opõe a Rússia e a Ucrânia, mas o actual Chefe de Estado o contrariou, alertando que as ‘intenções’ de Moscovo vão além da Ucrânia.

O ex-presidente norte-americano, Donald Trump, disse, hoje, em Atlanta, estado da Geórgia, que está pronto para acabar com o conflito armado que opõe a Federação Russa, liderada por Vladimir Putin, e a República da Ucrânia, de Volodymyr Zelenskymas, reiterando que está em condições de parar com a guerra que dura dois anos, informou a Lusa na madrugada de hoje, sexta-feira, 28 de Junho.

A guerra na Ucrânia foi um dos pontos altos do primeiro debate presidencial de 2024, onde os candidatos republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden digladiaram-se na corrida à Casa Branca, levando-os a trocar acusaões sobre as consequências do conflito iniciado em 2022 no leste da Europa.

No debate que marcou a corrida à presidência dos Estados Unidos da América (EUA), Trump não perdeu tempo ao acusar o oponente de estar a ‘torrar’ centenas de milhares de milhões de dólares na guerra da Ucrânia, que ao seu ver nunca “deveria ter começado”.

Segundo a agência portuguesa de notícias, o ex-presidente norte-americano insistiu na ideia de estar à altura de resolver o referido conflito antes de assumir o cargo de Presidente dos EUA.

"Esta é uma guerra que nunca deveria ter começado. Se tivéssemos um líder nesta guerra... Ele (Biden) deu 200 mil milhões de dólares ou mais agora à Ucrânia, deu 200 mil milhões de dólares. É muito dinheiro. Acho que nunca houve algo parecido", disse Trump citado pela Lusa.

Em contrapartida, o candidato democrata Joe Biden disse que os planos do Presidente russo, Vladimir Putin, não se limitam à Ucrânia, dando a entender que existe um plano expansionista liderado pelas autoridades de Moscovo, que visa ocupar outros territórios, inclusive alguns da Aliança Atlântica (NATO).

"Ele [Putin] quer toda a Ucrânia. É isso que ele quer. E então você acha que ele vai parar por aí? Você acha que ele vai parar quando ele tomar a Ucrânia? O que você acha que acontecerá com a Polónia, Bielorrússia? O que você acha que acontecerá com países da NATO?", indagou o actual Chefe de Estado norte-americano, afirmando que Putin é um criminoso de guerra.

O primeiro debate presidencial de 2024 teve a duração de 90 minutos, dois intervalos comerciais, e decorreu num estúdio do canal CNN em Atlanta, estado da Geórgia, com a moderação dos jornalistas Jake Tapper e Dana Bash.

O segundo debate entre Biden e Trump está previsto para o dia 10 de Setembro.