3
1
PATROCINADO

Fórum Economia Azul ‘navega’ pelo balanço da Estratégia Nacional para o Mar

Victória Maviluka
16/7/2024
1
2
Foto:
Carlos Aguiar

Conferência fará diagnóstico a uma estratégia que visa, entre outros ‘alvos’, incentivar a pesca continental e a aquicultura, ligando o PLANAPESCA à diversificação económica.

Evento propõe-se a dissecar uma estratégia de âmbito nacional lançada há dois anos com o Mar no cerne. A IV edição da conferência Economia Azul, do crivo da revista Economia & Mercado, vai reunir, numa só ‘sentada’, nesta quarta-feira, 17, em Luanda, peritos dos sectores público e privado para avaliarem a Estratégia Nacional para o Mar (ENMA).

No evento que terá o Mar como ‘porto’ de partida e chegada, será Cármen do Sacramento Neto, a titular do Ministério das Pescas e dos Recursos Marinhos (MINPERMAR), a proferir o discurso de abertura.

Dado o pontapé de saída, Carlos Borges, Partner da KPMG, tomará o espaço, com uma prelecção a ‘mergulhar’ nos mais recentes dados à disposição da consultora internacional sobre o sector do Mar em Angola.

‘Que caminhos no âmbito da ENMA’ estão previstos quanto à ‘Diversificação Económica e o Cluster do Mar’ é o mote da primeira Mesa Redonda da versão 2024 do fórum Economia Azul. 

Para dar corpo ao debate, um grupo de peritos do sector, com a directora Nacional dos Assuntos do Mar e Recursos Marinhos, Tânia Barreto, à cabeça, vai responder à problemática lançada.

Face ao recheado painel, advinha-se, por conseguinte, uma concorrida conversa, de que participará, igualmente, uma plateia composta por dezenas de operadores do sector do Mar no País. Mas o fórum não termina por aí.

Há mais uma Mesa Redonda na agenda do dia. ‘Blue Bonds, Produção Pesqueira e Sustentabilidade dos Recursos Marinhos’ é a discussão que se seguirá, com um painel em que salta à vista, além de especialistas do sector privado, a presença do director Nacional da Aquicultura, António Onde.

O ‘cair do pano’ da IV Conferência sobre Economia Azul, de iniciativa da revista E&M, far-se-á com o discurso de encerramento a ser ‘conduzido’ pelo titular dos Transportes, ministro Ricardo Viegas de Abreu.