3
1
PATROCINADO

Luís Montenegro inicia amanhã visita oficial a Angola

Sebastião Garricha
22/7/2024
1
2
Foto:
DR

Segundo o programa, a visita evidencia o interesse em diversificar e intensificar as relações económicas nos sectores como têxtil, farmacêutico, turístico, construção e energias renováveis.

A visita oficial do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, inicia amanhã, terça-feira, 23 de Julho, em Luanda. De acordo com o programa citado pela imprensa lusa, Luís Montenegro chega ao País acompanhado de uma comitiva de empresários, vários ministros e secretários de Estado, com o objectivo de reforçar as relações políticas, económicas e culturais entre os dois países. 

A assinatura de acordos bilaterais, um fórum de negócios Angola-Portugal no âmbito da Feira Internacional de Luanda (FILDA) e uma deslocação a Benguela para conhecer, no local, o projecto do Corredor do Lobito são alguns dos destaques do programa provisório da visita, que termina na quinta-feira, 25, à noite.

Segundo a RTP, o programa começa com a cerimónia de deposição de uma coroa de flores no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), que se realizará antes do ponto mais alto do dia: o encontro com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial.

A deslocação de Luís Montenegro a Angola surge num momento de recuperação das trocas comerciais entre os dois países. Por exemplo, dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que o saldo da balança comercial entre Angola e Portugal melhorou significativamente em 2023, atingindo 991 milhões de euros, um aumento de 24% face ao ano anterior. 

Além disso, o programa diz que a visita de Luís Montenegro a Angola evidencia o interesse em diversificar e intensificar as relações económicas nos sectores  agroalimentar, têxtil, farmacêutico, turístico, construção, energias renováveis e tecnologia, “que têm sido áreas de destaque para o investimento português em Angola”.

A educação e a mobilidade também estão na agenda, com visitas programadas à Escola Portuguesa de Luanda e às futuras instalações do Consulado Geral em Benguela. Recentemente, Portugal anunciou medidas para agilizar o processamento de vistos, tendo o número concedido a cidadãos angolanos aumentado 43% em 2023.