3
1
PATROCINADO

Moçambique-Malawi: Comboio com combustível parte de Nacala para Lilongwe 21 anos depois

Victória Maviluka
23/7/2024
1
2
Foto:
DR

Chegada do comboio de carga proveniente de Moçambique vai ser alvo de cerimónia solene, que contará com a presença de várias entidades políticas e empresariais do Malawi.

Um comboio carregado com combustível é aguardado nesta terça-feira, 23, em Lilongwe, capital do Malawi, proveniente de Nacala, em Moçambique. Este é o regresso de uma rota ferroviária que deixou de operar desde 2003.

A Companhia Nacional de Petróleo do Malawi está pronta para receber “hoje uma entrega significativa” de derivado transportado por 16 vagões, que saiu da cidade portuária de Nacala, informa o portal Malawi24.

Sublinha que este é o primeiro comboio a chegar a Lilongwe desde 2003, após a reabilitação bem-sucedida da ferrovia Nkaya-Lilongwe pela Central East African Railways.

A chegada do comboio proveniente de Moçambique vai ser alvo de uma cerimónia solene, que contará com a presença de várias entidades políticas e empresariais do Malawi.

Esta chegada histórica, escreve o Malawi24, significa melhor conectividade e relações comerciais, garantindo um fornecimento constante de combustível do Porto de Nacala para Lilongwe por meio de entregas ferroviárias.