3
1
PATROCINADO

Portugal reforça em mais 500 milhões de euros linha de financiamento a Angola

Victória Maviluka
23/7/2024
1
2
Foto:
DR

Primeiro-ministro português sublinha que financiamento ajudará no investimento em infra-estruturas e noutros domínios que possam fornecer diversificação da economia angolana.

O Governo português colocou à disposição de Angola mais 500 milhões de euros (cerca de 542 milhões de dólares) na sua linha de crédito a Angola, anunciou, nesta terça-feira, 23, em Luanda, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, que cumpre o primeiro de três dias da visita oficial a Angola.

Ao falar à imprensa após encontro com o Presidente angolano, o chefe do Governo português informou que comunicou a João Lourenço que a linha de crédito - ascende a 2 mil milhões de euros - que o Governo português, através do Banco de Fomento, dá às empresas que têm investimentos na sequência de decisões do Governo de Angola será reforçada em mais 500 milhões de euros.

“Esta linha ainda não está esgotada. Temos ainda alguns processos que estão na fase de apreciação e temos ainda uma quantia significativa disponível para poder esgotar os 2 mil milhões que, até agora, eram objecto desse instrumento”, disse Luís Montenegro.

Observou que Lisboa entende que, como sinal de confiança no futuro de Angola, o reforço em 500 milhões de euros dessa linha ajudará as empresas portuguesas e Luanda a fazerem investimentos em infra-estruturas e noutros domínios que possam fornecer diversificação da economia angolana e a criação de condições para o desenvolvimento do País.