3
1
PATROCINADO

PR visita obras ‘encravadas’ do projecto que prevê abastecer 3,5 milhões de luandenses

Victória Maviluka
2/7/2024
1
2
Foto:
DR

Nesta altura, as obras registam um nível de execução física de 12% e uma execução financeira de 20% do total de 418 milhões de dólares do orçamento do projecto.

O Presidente da República, João Lourenço, realiza, na manhã desta terça-feira, 02, uma visita de campo às obras do projecto de abastecimento de água do Quilonga Grande, na zona do Bom Jesus, cuja construção se encontra condicionada devido a infra-estruturas que foram erguidas ao longo do traçado das condutas.

Edmundo da Conceição Frederico, coordenador do Projecto Quilonga Grande, informou, em declarações à RNA, que existem infra-estruturas como unidades fabris e alguns postos de transportação de energia que precisam de ser removidas para se garantir o percurso livre para a construção das condutas.

Informou que, nesta altura, as obras registam um nível de execução física de 12% e uma execução financeira de 20% do total de 418 milhões de dólares do orçamento do projecto.

Quando concluído, o Projecto do Quilonga Grande vai atender com água potável aos munícipes de Icolo e Bengo, Viana e Cacuaco, num universo de 3,5 milhões de habitantes. 

Projectado para entrar em funcionamento nos finais de 2026, o programa envolve a construção, entre outras infra-estruturas, de uma captação, estação de bombagem, ramal de condutas de grandes diâmetros, construção de estação de tratamento de águas residuais (ETAR)  e reservatórios.