3
1
PATROCINADO

Privatização de activos da ENSA, BODIVA e Standard Bank é para já. Unitel e BFA só em 2025

Victória Maviluka
2/7/2024
1
2
Foto:
DR

Proposta de optimização do processo de privatização da Unitel está na ordem dos 15%, que deverá ocorrer até início do segundo semestre de 2025.

O Estado angolano está determinado em alienar, ainda no decurso deste ano, os seus activos na ENSA, BODIVA e Standard Bank, para, em 2025, estender o mesmo processo para as empresas Unitel e BFA.

Ottoniel dos Santos, da Comissão Nacional Interministerial para o Programa de Privatizações (PROPRIV), refere que o Executivo analisou, nesta segunda-feira, 01, a proposta de estratégia de privatização de um conjunto de activos ao longo deste semestre e do 1.º semestre de 2025.

Em relação à ENSA, refere que o processo de privatização “está numa fase bastante avançada”, e o ‘dossiê’ passa por privatização, em bolsa, de 30% do capital detido pelo Estado na Empresa Nacional de Seguros de Angola.

Já a privatização da BODIVA (Bolsa de Dívida e Valores de Angola), segundo Ottoniel dos Santos, a “alienação será numa dimensão de 30%”, a ocorrer até final de Outubro do presente ano.

“Fazemos aqui referência à participação que o Estado detém no Banco Standad Bank de 49%, [sendo que] 10% serão alienados em bolsa e 15% serão, então, mantidos na esfera do Estado”, espelha, reportando sobre um processo que deverá ocorrer até final de Novembro de 2024.

O porta-voz adjunto da Comissão Nacional Interministerial para o Programa de Privatizações acrescenta que a proposta de optimização do processo de privatização da Unitel está na ordem dos 15%, que deverá ocorrer até o início do segundo semestre de 2025. 

“No Banco Fomento Angola, será feita numa dimensão de até 30% da participação combinada do Estado e o parceiro accionista que detém no Banco Fomento Angola”, conclui Ottoniel dos Santos.