3
1
PATROCINADO

Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol repete a dose. Jogos olímpicos talvez só em 2028

Sebastião Garricha
5/7/2024
1
2
Foto:
DR

Colocado no Grupo A do torneio pré-olímpico, o combinado nacional averbou duas derrotas consecutivas, contra a Espanha e o Líbano, por 89-81 e 70-74, respectivamente.

Depois do ‘desastre’ registado em 2020, a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, dirigida pelo espanhol Pep Clarós, voltou a não conseguir carimbar o passe para os Jogos Olímpicos 2024, a decorrer de 26 de Julho a 11 de Agosto, em Paris, França.

A sentença sobre o afastamento do combinado nacional deu-se após confirmação da segunda derrota consecutiva no campeonato pré-olímpico, que decorre desde a pretérita terça-feira, 2, em Espanha, e termina no próximo domingo, 7.

Colocada no Grupo A, ainda com a esperança ‘moribunda’ de contrariar os resultados de 2020, quando falhou a qualificação para os jogos olímpicos de Tóquio, no Japão, a Selecção entrou a perder contra a similar da Espanha, na quarta-feira, 3, pela diferença de 8 pontos (89-81). 

No segundo jogo, realizado nesta quinta-feira, 4 de Julho, em Valência , onde só a vitória importava, o combinado nacional voltou a averbar uma derrota, contra o Líbano, agora pela diferença de 4 pontos (70-74).

Na mais recente ‘missão falhada’, Pep Clarós teve à disposição Bruno Fernando, Childe Dundão, Elcane Paca, Eduardo Simão, Dimitri Makonda, Aginaldo Neto, German Obama, Gerson Lukeny, Selton Miguel, Eduardo Francisco, Jerónimo Luís, Jonathan Ndjungo,Wheza Panzo, João Fernandes, Aboubakar Gakou, Jilson Bango, Teotónio Dó, Luís Faial, Macachi Brás, Bruno Fernando e Sílvio Sousa.