3
1
PATROCINADO

Senegal e Mauritânia ‘espreitam’ arranque do GTA, projectado para produzir 2,3 milhões de toneladas de LNG/ano

Victória Maviluka
25/7/2024
1
2
Foto:
DR

Campo Grand Tortue Ahmeyim está a ser desenvolvido em parceria com as empresas britânica BP e americana Cosmos Energy nas águas dos dois países africanos.

O Senegal e a Mauritânia preparam-se para o arranque do projecto do campo Grand Tortue Ahmeyim, um programa conjunto que visa produzir, anualmente, 2,3 milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) durante 20 anos.

Numa visita realizada esta quarta-feira, 24, ao campo GTA, o ministro dos Petróleos, Minas e Energia da Mauritânia informou que a taxa de conclusão do projecto atingiu os 95%.

“Estamos a aproximar-nos de forma gradual do primeiro carregamento de gás e esperamos mais do que nunca por este acontecimento”, disse Nani Ould Chrougha, citado pela imprensa local.

O campo Grand Tortue Ahmeyim, localizado nas águas fronteiriças do Senegal e Mauritânia, está a ser desenvolvido em parceria com as empresas britânica BP e americana Cosmos Energy.

Os dois países saudaram, no início de Junho último, a chegada da unidade FLNG, um potente equipamento da indústria petrolífera que tem, entre outras funções, a de purificar o gás, removendo água, óleo e impurezas.

Feito o armazenamento, o gás é transportado por gasoduto no fundo do mar até à plataforma de liquefação, localizada a 10 quilómetros da costa.

A chegada do FPSO à sua localização definitiva constitui um passo importante no desenvolvimento do projecto de gás GTA, pois é o quarto e último elo necessário para completar as instalações de produção da primeira fase do programa conjunto.

O FPSO, sob responsabilidade da britânica BP, operará com capacidade de 8 unidades para processar e produzir 500 milhões de pés cúbicos padrão de gás por dia.