3
1
PATROCINADO

71% da população marroquina não tem acesso a serviços bancários

Sebastião Garricha
19/9/2024
1
2
Foto:
DR

Dados constam de um relatório publicado pela Global Finance, revista internacional que cobre uma ampla gama de tópicos financeiros, incluindo captação de recursos, finanças corporativas e tesouraria.

O Marrocos, que está localizado a norte do continente africano, lidera o ranking mundial dos países com maior número de pessoas sem acesso a serviços bancários ou qualquer produto financeiro semelhante, de acordo com dados de um relatório divulgado pelo Global Finance

Segundo o documento, apenas 29% dos pouco mais de 36,9 milhões de habitantes em Marrocos têm acesso a serviços bancários, sendo certo que 71% é desbancarizado.

Além de Marrocos, mais dois grandes da economia africana entram na lista dos menos bancarizados, a Nigéria e o Egipto, ocupando o terceiro e sexto lugar, respectivamente. No Egipto, por exemplo, 67% dos 102,3 milhões de habitantes não têm acesso a serviços bancários. Quanto à Nigéria, os dados da Global Finance indicam que apenas 40% da população, estimada em 206,1 milhões de habitantes, tem acesso a serviços bancários. 

A lista segue com o Vietname, que ocupa o segundo lugar do ranking mundial, onde 69% dos pouco mais de 97,3 milhões de habitantes estão desbancarizados.  As Filipinas, com 66% dos 109,6 milhões de habitantes sem acesso a serviços bancários, ocupam a quarta posição do ranking, à frente do México, que contabiliza 63% da sua população na condição de desbancarizados.

Peru, Colômbia, Indonésia e a Argentina são os países que fecham o ranking, com 57%, 54%, 51% e 51% da população sem acesso a serviços bancários, respectivamente.