3
1
PATROCINADO

Bancos chineses registam déficit na liquidação cambial

Sebastião Garricha
19/9/2024
1
2
Foto:
DR

Segundo a Administração Estatal de Divisas, o fluxo de capital transfronteiriço da China tornou-se mais estável, com a oferta e a demanda domésticas de divisas geralmente equilibradas.

Os bancos comerciais da China registaram um déficit líquido de 8,7 bilhões de yuans (pelo menos 1,23 bilhão de dólares) na liquidação cambial em Agosto último, segundo notícia publicada esta quinta-feira, 19 de Setembro, pela revista Xinhua.

Citada na notícia, a Administração Estatal de Divisas da China revela que, em termos de yuan, designação da moeda local, as compras cambiais pelos bancos ficaram em 1,36 trilhão, enquanto as vendas atingiram cerca de 1,37 trilhão.

Explica, além disso, que o fluxo de capital transfronteiriço da China tornou-se mais estável, com a oferta e a demanda domésticas de divisas geralmente equilibradas.

“Com a melhoria contínua dos ambientes interno e externo, espera-se que o mercado de câmbio se torne mais estável e que as transações de mercado permaneçam racionais e ordenadas”, prevê a Administração de Divisas.

Em Agosto, o comércio exterior da China continuou sua trajectória ascendente, com a entrada líquida de fundos na categoria de comércio de mercadorias a aumentar 11% mensalmente. Segundo o governo local, a entrada líquida de capital no mercado de títulos domésticos da China continuou a crescer.

Espera-se que o mercado de câmbio da China mantenha operações estáveis, apoiado pela recuperação económica consolidada do país e pela crescente resiliência do mercado, disse o governo.