3
1
PATROCINADO

África já vacina contra ‘varíola do macaco’. Ruanda testemunha ‘tiro de largada’ da campanha

Victória Maviluka
20/9/2024
1
2
Foto:
DR

Primeiras centenas de vacinações visaram sete distritos do Ruanda que partilham fronteira com a República Democrática do Congo, país epicentro da doença.

Arrancou, nesta semana, no Ruanda, a campanha de vacinação contra a Mpox, ou ‘varíola do macaco’, em África, tendo sido imunizadas, no primeiro dia, 300 pessoas, anunciou o porta-voz do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

“A vacinação começou no Ruanda a 17 de Setembro, e cerca de 300 pessoas de alto risco foram vacinadas”, especificou, à AFP, Addis Ashebe, porta-voz do CDC.

Estas primeiras centenas de vacinações, explicou, visaram sete distritos que partilham fronteira com a República Democrática do Congo, país epicentro da doença.

Na RDC, as vacinações começam “na primeira semana de Outubro”, indicou Jean Kaseya, director do África CDC, durante uma conferência de imprensa, tendo observado que a “Mpox não está sob controlo”.

A agência registou 374 novos casos confirmados e 14 mortes no continente numa semana, elevando o total para 6.105 casos confirmados e 738 mortes.

Em África, a epidemia está, agora, presente em 15 países. O ressurgimento da Mpox no continente e o aparecimento de uma nova variante (clade 1b) levaram a OMS a desencadear o seu mais alto nível de alerta global em meados de Agosto.

A ‘varíola dos macaco’ é uma doença viral, que se espalha de animais para humanos, mas, também, é transmitida entre humanos, causando febre, dores musculares e lesões na pele.