3
1
PATROCINADO

Banco central do Zimbábue injecta 64 milhões USD para garantir liquidação das transacções em moeda estrangeira

Sebastião Garricha
20/9/2024
1
2
Foto:
DR

Segundo o governador do banco central, as receitas em divisas durante os primeiros oito meses do ano aumentaram 13,4% em comparação com o mesmo período de 2023.

O banco central do Zimbábue (RBZ, na sigla em inglês) injectou 64 milhões de dólares no mercado cambial para satisfazer a crescente procura de moeda forte e garantir a liquidação atempada de todas as transacções legítimas em moeda estrangeira.

O montante inicial, equivalente a 24 milhões de dólares, foi injectado no mercado cambial durante as duas primeiras semanas de Setembro, para contrariar o actual desequilíbrio entre a oferta e a procura. O segundo, equivalente a 40 milhões de dólares, foi injectado esta semana, segundo notícia publicada pelo Diário Económico.

Citado na notícia, o governador da instituição, John Mushayavanhu, explica que a intervenção do Banco de Reserva está em linha com a política de honrar todos os pedidos genuínos de moeda estrangeira. 

“Estamos empenhados em garantir uma liquidação perfeita dos pagamentos estrangeiros no mercado cambial interbancário”, acrescenta John Mushayavanhu.

As injecções de divisas do RBZ são suportadas pelas receitas das restituições à exportação, sendo metade destes fundos destinados a manter a liquidez no mercado cambial, de acordo com o DE. 

John Mushayavanhu observa que as receitas em divisas durante os primeiros oito meses do ano aumentaram 13,4% em comparação com o mesmo período de 2023, uma evolução que deverá apoiar ainda mais as transacções com o estrangeiro.

O aumento segue-se a uma injecção anterior de 50 milhões de dólares em Julho, que visava satisfazer necessidades cambiais semelhantes.