3
1
PATROCINADO

85 milhões de nigerianos não têm acesso à electricidade – USAID

Victória Maviluka
27/6/2024
1
2
Foto:
DR

Défice tem impacto directo na capacidade de o país alcançar crescimento significativo, uma vez que a falta de electricidade limita a produtividade e restringe a expansão económica.

Oitenta e cinco milhões de nigerianos (cerca de 40% da população) não têm acesso à electricidade, apesar de o país ter mobilizado cerca de 4,5 milhões de dólares para energia dentro e fora da rede nacional, refere a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

“Com mais de 85 milhões de cidadãos sem acesso à electricidade, a Nigéria tem o maior número de pessoas que vivem sem energia eléctrica no mundo. Esta falta de acesso tem um impacto directo na capacidade da Nigéria de alcançar um crescimento significativo, uma vez que a falta de electricidade fiável limita a produtividade e restringe a expansão económica”, disse Melissa Jones, directora de Missão da USAID.

Ao discursar na conferência ‘Powering Nigeria: Mobilizing Private Capital’, sublinhou, citada pela imprensa nigeriana, o papel do sector privado no financiamento e desenvolvimento de infra-estruturas eléctricas.

Jones explicou que a USAID, através das Iniciativas ‘Power Africa e Prosper Africa’ e ‘Chapel Hill Denham’, está a enfrentar estes desafios, mobilizando investimentos para a indústria de fornecimento de electricidade da Nigéria. 

Até à data, especificou, a parceria mobilizou já 245 mil milhões de nairas (cerca de 160 milhões de dólares) de capital institucional para projectos de infra-estruturas prioritárias em toda a Nigéria, incluindo 33 mil milhões NGN (perto de 21,6 milhões USD) para projectos de energias renováveis destinados a consumidores de baixo rendimento.