3
1
PATROCINADO

AGRA promete ‘largar’ 40 milhões USD para reforçar agricultura e pecuária na Tanzânia

Sebastião Garricha
17/7/2024
1
2
Foto:
DR

De acordo com a Farmers, o movimento da AGRA é uma estratégia com foco em mercados, comércio e finanças inclusivas para melhorar a segurança alimentar, criar empregos e construir resiliência.

A Aliança para a Revolução Verde em África (AGRA) prometeu injetar um investimento estimado em 40 milhões de dólares para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos sectores da agricultura e da pecuária da Tanzânia, através da iniciativa do governo Building Better Tomorrow (BBT).

Além do apoio financeiro, a AGRA colaborará com o governo e o Plano Nacional de Investimento em Sementes para implementar tecnologias sustentáveis para futuros sistemas agrícolas, de acordo com um relatório publicado esta quarta-feira, 17 de Julho, pela Farmers Review Africa.

O documento indica que a parceria visa aumentar a produtividade e a eficiência, fomentando uma paisagem agrícola mais resiliente, cujo principal objectivo consiste em ajudar a Tanzânia a alimentar sua população e gerar um excedente para outros, contribuindo para a segurança alimentar nacional e regional.

Aliás, citado pela Farmers, o presidente da AGRA, Hailemariam Dessalegn reforça a narrativa, referindo que a instituição pretende desempenhar um papel crítico na transformação da paisagem agrícola da Tanzânia e garantir a segurança alimentar para as gerações futuras por meio de apoio financeiro, tecnologia sustentável e marketing colaborativo e apoio à indústria.

"Estamos a trabalhar com o governo e outros parceiros para implementar o Roteiro de Investimento da Agenda 10/30 para acelerar o Crescimento Agrícola na Tanzânia", sublinha o governante, revelando que o custo total da iniciativa está estimado em 33 trilhões de xelins tanzanianos, a serem financiados pelo governo, pelo sector privado e por doadores.

Os planos e estratégias foram anunciados durante um workshop que reuniu as partes interessadas do sistema alimentar tanzaniano, onde um dos principais focos das discussões foi o engajamento dos jovens na agricultura.