3
1
PATROCINADO

António Costa 'dá salto' qualitativo de ex-primeiro-ministro de Portugal para presidente do Conselho Europeu

Cláudio Gomes
28/6/2024
1
2
Foto:
DR

António Costa foi nomeado novo presidente do Conselho Europeu sucedendo o belga Charles Michel, que ocupava o cadeirão desde 2019. Ex-primeiro-ministro português toma posse em Dezembro deste ano.

O ex-primeiro-ministro português, António Costa foi nomeado, na noite de quinta-feira, 27 de Junho de 2024, como o novo presidente do Conselho Europeu, sucedendo o belga Charles Michel, que liderava o organismo desde 2019, informa o Expresso.

António Costa deverá cumprir um mandato de dois anos e meio como novo presidente do Conselho Europeu, após ter sido eleito por maioria qualificada (55% dos 27 Estados-membros, que representam 65% da população total), lê-se no portal do referido jornal portguês.

Segundo este jornal, António Costa torna-se o primeiro socialista no cargo e prepara-se para assumir o cargo do Conselho Europeu, órgão com sede em Bruxelas (Bélgica), criado em 1974, para definir as orientações e prioridades políticas gerais da União Europeia.

Além de António Costa, os líderes deste organismo político escolheram também Ursula von der Leyen que se manterá à frente da Comissão Europeia e a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, para liderar a diplomacia europeia.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou a nomeação de Costa, através de uma nota oficial publicada no sitio da Presidência da República, “uma magnífica decisão para a Europa e também para Portugal”.

Na rede social X, o actual primeiro-ministro de Portugal, Luís Montengro, também felicitou o seu antecessor. “Felicito António Costa em nome do Governo de Portugal. A Europa enfrenta grandes desafios e contaremos com todos para defender uma União Europeia mais coesa, capaz de construir pontes para que os Estados possam dar às pessoas as respostas de que elas precisam”, afirmou.

Na sequência das sucessivas notas de felicitações, citado pelo Expresso, António Costa agradeceu aos membros do Conselho Europeu pela “confiança” que depositam em si, ao governo português pelo apoio e a Charles Michel “pela sua enorme dedicação à Europa” nestes cinco anos.

“Como Presidente do Conselho Europeu, a partir de 1 de Dezembro, estarei totalmente empenhado em promover a unidade entre os 27 Estados-Membros e focado em implementar a Agenda Estratégica, que o #EUCO hoje aprovou e que orientará a União Europeia nos próximos cinco anos”, escreveu.

António Luís Santos da Costa é um político e jurista português. Foi o 119º primeiro-ministro de Portugal a partir de 26 de Novembro de 2015, presidindo ao 21ª, 22ª e 23ª governos constitucionais. Apresentou a demissão em 7 de Novembro de 2023, na sequência de investigações da Operação Influencer.