3
1
PATROCINADO

Quais as 4 piores cidades africanas para um expatriado? Há um país da zona Austral ‘presente’…

Victória Maviluka
1/7/2024
1
2
Foto:
DR

Mais recente estudo da revista britânica ‘The Economist’ avalia a habitabilidade das cidades do mundo com base numa combinação de cinco critérios principais.

Um ranking mundial dominado, na sua parte mais crítica, por países africanos. A revista britânica ‘The Economist’ acaba de publicar a sua mais recente pesquisa sobre a qualidade de vida em 173 cidades de todo o mundo, e quatro países africanos aparecem no final da lista como piores cidades para um expatriado: Trípoli, Argel, Lagos e Harare.

A cidade de Tripoli, capital da Líbia, país a braços com instabilidade política há mais de uma década, aparece na posição 172, no penúltimo lugar da classificação mundial, atrás apenas de Damasco, na Síria, Estado em guerra civil há cerca de quinze anos.

As dificuldades impostas aos expatriados colocam Argel, capital argelina, no 170.º posto do mais recente estudo da revista britânica sobre a qualidade de vida em 173 cidades de todo o mundo referente a 2024.

Lagos, na Nigéria, e a cidade de Harare, capital da Zâmbia, vizinho de Angola na África Austral, completam a lista dos quatro países africanos no ‘top 10’ das piores cidades do mundo para um expatriado, refere o Le360 Afrique.

A classificação da revista avalia a habitabilidade das cidades do mundo com base numa combinação de cinco critérios principais: estabilidade (nível de criminalidade e conflito), cuidados de saúde (disponibilidade e qualidade), factores ambientais e culturais (clima, corrupção, restrições sociais e religiosas, cultura e desportivos, comércio, serviços, etc.).

‘Fecham’ os critérios as condições ligadas à educação (acessibilidade e qualidade dos estabelecimentos públicos e privados) e infra-estruturas (estradas, transportes públicos, água, habitação, energia e qualidade das telecomunicações).

Para a edição de 2024, a revista ‘The Economist’ analisou 173 cidades dos cinco continentes com base numa bateria de trinta indicadores agrupados nos cinco critérios. Muitos factores entram em jogo para tornar agradável a estadia de um expatriado em um país.

Viena, o melhor lugar

A nível global, a mais recente classificação da revista britânica coloca a cidade de Viena, na Áustria, no topo mundial das cidades onde a vida é boa para expatriados. 

A capital austríaca é seguida por Copenhaga (Dinamarca), Zurique (Suíça), Melbourne (Austrália) e Calgary (Canadá).