3
1
PATROCINADO

Reservas internacionais da Nigéria crescem em 1,4 bilhão USD, mas dívida/PIB ultrapassa os 50%

Sebastião Garricha
1/7/2024
1
2
Foto:
DR

A subida contraria os polémicos relatos que apontavam para o facto de o banco central ter supostamente utilizado o câmbio para inflar a moeda, que terá levado a um prejuízo de 2 bilhões de dólares.

As reservas internacionais da Nigéria atingiram 34,14 bilhões de dólares na última sexta-feira, 28 de Junho, com destaque para 4,06% em relação aos 32,74 bilhões de dólares registado a 3 do mesmo mês, segundo dados de um relatório publicado pelo The Punch.

Segundo o documento, o aumento resulta de novas rodadas de empréstimos do Banco Mundial (BM), negociadas pelo Governo Federal da Nigéria.

Por exemplo, para ajudar no sector de distribuição de energia do país, o Governo Federal adquiriu um empréstimo de 500 milhões de dólares do credor global, conforme revelado pelo Bureau of Public Enterprises.

Citado pela imprensa local, o Banco Mundial afirma que a Nigéria receberá um pacote combinado de 2,25 bilhões de dólares como apoio financeiro e técnico imediato para estabilizar a economia e ampliar o apoio aos pobres e aos mais vulneráveis economicamente. 

“Apoiar ainda o ambicioso esforço plurianual da Nigéria para aumentar as receitas não petrolíferas e salvaguardar as receitas petrolíferas para promover a sustentabilidade fiscal e fornecer recursos suficientes para prestar serviços públicos de qualidade", afirma o banco.

Os relatórios de Abril mostraram que as reservas em moeda estrangeira (forex) do país caíram mais de 2 bilhões de dólares em um único mês. Na altura, o presidente do banco central da Nigéria, Olayemi Cardoso, forneceu uma explicação para o declínio das reservas cambiais do país no mesmo mês nas Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional/Banco Mundial.

Entretanto, a dívida da Nigéria, pela primeira vez em sua história, tornou-se motivo de preocupação. O Escritório de Gestão da Dívida da Nigéria divulgou recentemente um relatório detalhando o estoque total da dívida pública.

Citado pela Business Insider, o relatório mostra que a dívida interna total actual pendente da Nigéria é de 65.646.263,25 nairas, enquanto a dívida externa total pendente é de 56.024.618,24 nairas. A dívida total é de 121.670.881,49 nairas (pelo menos 7,959,276.97 dólares).

De acordo com a Nairametrics, o Produto Interno Bruto 8PIB) total do país era de 229,9 trilhões de naira em termos nominais no final do ano passado, mas aumentou a uma taxa de apenas 2,74% em termos reais. Assim, a relação dívida/PIB do país ultrapassou pela primeira vez os 50%.

A dívida incremental da Nigéria

Desde o governo anterior, que durou 8 anos, a dívida da Nigéria tem aumentado. Os 8 anos que envolveram o governo mencionado, de 2015 a 2023, viram a dívida do país aumentar de 12,6 trilhões de nairas para 97,3 trilhões de nairas. Isso significaria que uma dívida de 10,6 trilhões naira foi contraída anualmente, em média.

No entanto, apenas no primeiro trimestre de 2024, pelo menos 7,71 trilhões de nairas foram adicionados ao estoque de dívida já em constante expansão, permitindo que a dívida do país cruzasse um limite tipicamente visto como insustentável.

Entre as maiores economias da África, a Nigéria sempre ostentou uma relação dívida/PIB relativamente baixa em comparação com países como Quênia, Gana e África do Sul, que têm 70,1%, 84,9% e 72,2%, respectivamente.

O relatório da Nairametrics observa que, embora esses países tenham índices de dívida em relação ao PIB consideravelmente maiores do que a Nigéria, a capacidade da Nigéria de satisfazer os compromissos do serviço da dívida sempre foi prejudicada por sua alta relação serviço/receita da dívida.