3
1
PATROCINADO

Côte d’Ivoire ‘multiplica’ licença de exploração para duplicar produção de ouro

Victória Maviluka
15/7/2024
1
2
Foto:
DR

Entre 2015 e 2022, houve um aumento notável nos pedidos de mineração no país, com 174 licenças concedidas durante o período, incluindo 93% para ouro.

A Côte d’Ivoire pretende duplicar a sua produção de ouro. Com uma produção prevista de 50 toneladas em 2023 e 55 toneladas em 2024, o país apresenta uma tendência ascendente há vários anos. 

A partir de agora, o objectivo é claro: duplicar esta produção para atingir 100 toneladas de ouro por ano até 2030, avançaram as autoridades do país, citadas pela imprensa local.

Com um potencial de ouro significativo, um quadro regulamentar atraente e investimentos expressivos anunciados, a Côte d’Ivoire parece bem posicionada para se tornar numa grande potência mineira de ouro em África dentro de seis anos.

Para alcançar esta meta, o país aposta na exploração do seu significativo potencial de ouro e na atracção de investidores estrangeiros, apoiado num quadro regulamentar favorável e num clima de investimento propício.

Nos últimos anos, as autoridades ivoirienses concederam numerosas licenças de exploração mineira, especialmente de ouro, a fim de estimular o desenvolvimento de projectos do sector. São mais de quinze, o que demonstra o entusiasmo gerado pelo potencial de ouro do país. 

Entre 2015 e 2022, reporta a mídia local, houve um aumento notável nos pedidos de mineração, com 174 licenças concedidas durante o período em referência, incluindo 93% para ouro.

Em Junho deste ano, foram adoptados nove decretos que concedem licenças de exploração de ouro a diversas empresas mineiras, como SIER SARL, African Ressources SARL, CAREM SARL e Turaco Sud Est Exploration, propriedade da canadiana Turaco Gold. 

Estas licenças abrangem áreas localizadas em diferentes regiões do país, do Noroeste ao Sudeste, passando pelo Centro. Várias novas descobertas e projectos mineiros em curso ou em projecção poderiam ajudar a alcançar a meta fixada pelas autoridades da Côte d’Ivoire. 

Entre as jazidas de ouro mais importantes descobertas recentemente está o projecto Afema, da canadense Turaco Gold, localizado no Sudeste do país, próximo à fronteira com Ghana. 

Com licenças de mineração concedidas no final de 2023, este projecto tem potencial para se tornar numa das futuras grandes minas de ouro do país.

O outro projecto promissor é o da também canadense Montage Gold Corp, no depósito de Koné. Após resultados encorajadores durante a campanha de perfuração, a empresa canadense obteve a licença de operação em Julho de 2024, marcando um passo crucial para o desenvolvimento deste projecto, localizado no Noroeste do país.