3
1
PATROCINADO

Eleições EUA: Biden 'cai aos pés' de Trump no primeiro debate televisivo, aponta imprensa americana

Cláudio Gomes
28/6/2024
1
2
Foto:
DR

Democrata Joe Biden não levou a melhor no frente a frente com o republicano Donald Trump, que demonstrou mais fluidez no primeiro debate televisivo que marcou a corrida para as presidenciais nos EUA.

O candidato democrata Joe Biden caiu, hoje, sexta-feira, 28 de Junho de 2024, aos pés do republicano Donald Trump, ao demonstrar nervosismo aos ‘olhos’ da imprensa americana que antevêem a derrota do actual Presidente, de acordo com o Expresso.

Segundo o jornal português, que cita a jornais americanos, o actual Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) e candidato democrata para as eleições presidenciais agendadas para terça-feira, 5 de Novembro de 2024, não conseguiu vencer o oponente republicano, que por sua vez, pareceu mais confiante durante a abertura dos debates televisivos na corrida às eleições nos EUA.

Foi o primeiro frente a frente entre os dois candidatos, que marcou os quase 250 anos de democracia americana, que pela primeira vez na história daquela potência mundial, teve um Presidente e um ex-Presidente mediram forças num debate de campanha eleitoral.

Joe Biden e Donald Trump estão na corrida para convencer os 2% de eleitores indecisos, visto que os restantes se dividem, isto é, 49% preferem o democrata Biden, actual inquilino da Casa Branca, enquanto outros preferem o republicano Trump, que liderou o país entre Janeiro de 2017 e Janeiro de 2021.

O que dizem os jornais?

Os jornais americanos “The Wall Street Journal”, “New York Post”, “USA Today”, entre outros, destacaram o tema do debate desta madrugada atribuindo favoritismo ao candidato republicano, Donald Trump em detrimento do candidato democrata, Joe Biden.

O jornal “The Wall Street Journal”, por exemplo, destacou na primeira página os pontos de vista dos candidatos em relação aos temas ligados a economia, migrações, aborto, dando particular enfase a idade avançada de Biden, reacendendo, desta forma, a polémica sobre a aptidão do candidato democrata.

Apesar de não fazer referência na primeira página ao que chamou de “debate controverso”,  o “The New York Times” apelidou, no seu site, a performance de Joe Biden como sendo “atrapalhada”, enquanto a Trump, de “vocifera”.

Por sua vez, o “New York Post” intitulou: “Apenas triste”, afirmando que assistiu-se ao fim da presidência de Biden. Na referida publicação, de acordo com o Expresso, não foi referenciado qualquer consideração sobre a postura de Trump no debate.

O “New York Post” escreveu, também, que o “curto-circuito” sofrido pelo candidato democrata gerou o pânico entre os democratas, que ponderam substituir Biden.

A imprensa internacional considera que o desempenho de Joe Biden no referido debate causou “pânico” e “abriu” também o debate entre os membros do Partido Democrata sobre a possibilidade de trocar o candidato.