3
1
PATROCINADO

Etiópia lança projecto de 94 milhões USD para impulsionar cadeia de valor do trigo resiliente ao clima

Sebastião Garricha
21/6/2024
1
2
Foto:
DR

Prevê-se que o projecto beneficie 500.000 famílias de pequenos agricultores em alguns estados etíopes para aumentar a produtividade e gerar 1,62 milhões de toneladas adicionais de trigo.

O governo da Etiópia, em colaboração com o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), lançou um projecto de resiliência climática no valor de 94 milhões de dólares para impulsionar a cadeia de valor do trigo no país.

Denominado “Desenvolvimento da Cadeia de Valor do Trigo Resiliente ao Clima” (CREW), o projecto visa transformar a Etiópia de importador de trigo num produtor e exportador auto-suficiente.

De acordo com um relatório publicado hoje, 21 de Junho, pela Further Africa, o projecto será executado em parceria com a Holanda, a empresa de fertilizantes OCP-África e o Centro Global de Adaptação (GCA).

Neste sentido, de acordo com o relatório, o Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD), braço concessional do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, concede uma subvenção de 54 milhões de dólares. 

Os Países Baixos, por exemplo, contribuirão com uma doação de 20 milhões de dólares, enquanto a OCP-África e o Governo da Etiópia fornecerão, cada um, doações de 10 milhões de dólares.

Além disso, continua, o GCA concederá uma doação de 300.000 dólares para o projecto como parte da iniciativa do Programa de Aceleração da Adaptação de África (AAAP).

Pelo que escreve a Further, a AAAP está a integrar soluções de avaliação de riscos climáticos e de adaptação digital na cadeia de valor do trigo, apoiando a capacitação através da implantação de serviços digitais de aconselhamento climático e co-projectando soluções de adaptação digital num sistema de registo de produtores de trigo.

No geral, fala-se de um financiamento com previsão de beneficiar 500.000 famílias de pequenos agricultores nos estados etíopes de Afar, Amhara, Oromia e Somália, para aumentar a produtividade do trigo de 3 para 4 toneladas por hectare, gerando 1,62 milhões de toneladas adicionais de trigo. 

Além desses, o CREW, pelo que diz o relatório, também apoiará a expansão da irrigação nas terras baixas das regiões de Afar e da Somália. Aliás, espera-se que beneficie 2,3 milhões de pessoas, 50% das quais mulheres, através do aumento dos rendimentos familiares, da criação de empregos e oportunidades de empreendedorismo e do reforço da segurança alimentar e nutricional.

Segundo escreve a Further, o projecto CREW tem dois componentes principais: a primeira centra-se na melhoria da produção de trigo utilizando métodos amigos do clima, através do desenvolvimento de melhores sementes, da melhoria da saúde do solo, da construção de sistemas de irrigação e de estradas de acesso e da promoção da mecanização agrícola sustentável; A segunda componente expande a infra-estrutura pós-colheita e de mercado e facilita o acesso ao agro-financiamento através de mecanismos inovadores.

Lançado em Semera, Estado Regional de Afar, em Maio, o CREW  foi oficialmente inaugurado pelo Ministro da Agricultura da Etiópia, Girma Amente.