3
1
PATROCINADO

First Capital Bank recebe garantia do IFC para promover operações de “Trade Finance”

Sebastião Garricha
26/6/2024
1
2
Foto:
DR

Até à data, o IFC emitiu garantias para mais de 100 mil milhões de dólares em transacções de trade a nível mundial ao abrigo do “Programa Global de Trade Finance”.

A Cooperação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), braço do sector privado do grupo Banco Mundial, concedeu garantias ao First Capital Bank Moçambique com o objectivo de apoiar operações de trade a partir de e para Moçambique, assim como para fortalecer o sector financeiro do País, no âmbito do “Programa Global de Trade Finance”.

De acordo com a imprensa local, as garantias proporcionarão cobertura de risco de pagamento para transacções de trade disponibilizadas pelo First Capital Bank Moçambique aos seus clientes e empresas, incluindo Pequenas e Médias Empresas (PME) a operar nos sectores do comércio e agricultura.  

Numa notícia publicada nesta terça-feira, 25, o Diário Económico sublinha que a acção permitirá impulsionar as exportações e importações de Moçambique, apoiando a actividade económica e o fornecimento de bens e serviços. 

“As garantias serão específicas para cada transacção e poderão assumir a forma de uma variedade de instrumentos, incluindo cartas de crédito, promissórias relacionadas com operações de trade, letras de câmbio, garantias de concurso e de execução e garantias de adiantamento”, lê-se.

A respeito, o CEO do First Capital Bank Moçambique, João Rodrigues, apresenta a Trade Finance com uma das linhas de negócio mais relevantes da instituição, além de apontar a nova facilidade disponibilizada pelo IFC fundamental para reforçar o crescimento neste segmento. “Pelo que esperamos uma parceria produtiva”, diz João Rodrigues.

Por sua vez, Mehita Fanny, Country Manager do IFC para Moçambique, esclareceu que “o Trade Finance é um instrumento essencial para apoiar o fluxo comercial e a actividade económica”, além de acrescentar que “a parceria entre as duas entidades vai facilitar a importação e exportação de bens essenciais para as empresas a operar no país, impulsionando o crescimento dos negócios e a criação de emprego”.

“Este projecto está alinhado com a estratégia do Banco Mundial de aumentar o acesso ao financiamento no sector privado do País como uma forma importante de fomentar o seu crescimento económico”, destaca.

Até à data, o IFC emitiu garantias para mais de 100 mil milhões de dólares em transacções de trade a nível mundial ao abrigo do “Programa Global de Trade Finance”, com uma parte significativa dedicada para África. Só no ano fiscal de 2023, o IFC concedeu 9,1 mil milhões de dólares em garantias a nível mundial, com 3,5 mil milhões de dólares atribuídos ao continente africano.