3
1
PATROCINADO

FMI aprova desembolso imediato de mais 60 Milhões USD a Moçambique

Sebastião Garricha
9/7/2024
1
2
Foto:
DR

O desembolso surge no âmbito do acordo ECF, que visa apoiar a recuperação económica de Moçambique e reduzir a dívida pública e as vulnerabilidades de financiamento.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai desembolsar, de imediato, mais 60 milhões de dólares (3,7 mil milhões de meticais) de apoio a Moçambique, ao abrigo do programa de assistência ao País.

Citado pelo Diário Económico, o FMI revela que o seu conselho executivo concluiu o processo de consulta regular com Moçambique relativo a 2024 e à quarta avaliação do acordo Facilidade de Crédito Alargado (EFC, na sigla em inglês) há 36 meses, permitindo um desembolso imediato utilizáveis para apoio orçamental que eleva o volume de desembolsos ao País para um total de 330,1 milhões de dólares.

A entidade financeira explica que o acordo ECF, de três anos, visa apoiar a recuperação económica de Moçambique e reduzir a dívida pública e as vulnerabilidades de financiamento, promovendo ao mesmo tempo um crescimento mais elevado e mais inclusivo através de reformas estruturais.

“Nesta quarta avaliação, o FMI refere que o desempenho do programa foi misto, com três dos quatro indicadores de referência estruturais cumpridos e dois dos quatro critérios de desempenho quantitativos observados”, lê-se na notícia do Diário Económico.

Além disso, o FMI explica que o incumprimento de parte dos objectivos por Moçambique foi ultrapassado face às medidas correctivas adoptadas pelas autoridades, bem como pela sua natureza menor e temporária, nomeadamente ao nível da não acumulação de novos atrasados de pagamentos externos públicos e no critério de desempenho relativo ao saldo primário interno que não foi cumprido, em parte devido a despesas com massa salarial e serviço da dívida superiores ao esperado.