3
1
PATROCINADO

Fundo Verde do Rwanda anuncia mais de 2,06 milhões USD de investimentos para construção verde do país

Sebastião Garricha
18/7/2024
1
2
Foto:
DR

Feitos por meio do Ireme Invest, os 16 investimentos promoverão uma economia circular vibrante, cidades sustentáveis, impulsionarão a mobilidade inteligente e promoverão a agricultura climática.

Em uma tentativa de liberar o potencial verde do sector privado do Ruanda, o Fundo Verde daquele país anunciou a sua primeira rodada de investimentos de Rwf2.700.000.000 (pelo menos 2.062.914 dólares) numa série de startups, pequenas, médias e grandes empresas que trabalham para construir um Ruanda verde.

Feitos por meio do Ireme Invest, a linha de investimento verde do país, os dezesseis investimentos inovadores promoverão uma economia circular vibrante, promoverão cidades sustentáveis, impulsionarão a mobilidade inteligente e promoverão a agricultura inteligente climática, segundo notícia publicada esta quinta-feira, 18, pela Farmers Review Africa.

“Eles também contribuirão para a ambiciosa acção climática e os objectivos de desenvolvimento sustentável do país”, lê-se.

De acordo com a Farmers, os investimentos realizados através do Programa de Economia Circular ascendem a 350.000.000 de Rwf, que estão a ser disponibilizados como subvenção após um programa de incubação de quatro meses.

Explica, no entanto, que estes investimentos foram possíveis graças ao apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no Ruanda através do projecto Sustainable Waste and Circular Economy (WCE).

As sete empresas bem-sucedidas abordam vários aspectos da economia circular, desde a redução e reciclagem de resíduos alimentares até a compostagem de biorresíduos e o reaproveitamento de baterias descartadas. 

De acordo com a Farmers, a 1000 Hills Produtos Ltd, Aflimba Ltd, Kimonyi Grupo de Desenvolvimento de Mulheres Ltd, Laminar Tecnologias, Carvalho Investimentos Ltd, SLS Energia e a Toddle Care Ltd são as empresas inovadoras que receberão financiamento.