3
1
PATROCINADO

Governo moçambicano aloca 12,9 milhões USD em Obrigações do Tesouro - BVM

Sebastião Garricha
19/7/2024
1
2
Foto:
DR

De acordo com a nota publicada pela Bolsa de Valores, a operação foi fechada com uma taxa de juro de 16% e uma maturidade de cinco anos.

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) anunciou que o governo colocou esta semana 824 milhões de meticais (pelo menos 12,9 milhões de dólares) numa emissão bolsista de Obrigações do Tesouro, com a procura a quase duplicar a oferta.

Esta operação concretizou-se nesta terça-feira, 16 de Julho, e as propostas apresentadas pelos Operadores Especializados em Obrigações do Tesouro indicam que a procura global foi de 1,5 milhões de meticais, representando uma relação entre a procura e a oferta de 183,37%, segundo publicada pela BVM.

Citado pela Lusa, o documento refere que a emissão, correspondente à oitava série de 2024, foi realizada através de subscrição directa pelos Operadores Especializados, atingindo o valor pretendido pelo Estado. Aliás, sublinha que a operação foi fechada com uma taxa de juro de 16% e uma maturidade de cinco anos.

“Esta é a segunda operação deste género realizada este mês, depois de, no dia 2 de Julho, o Estado ter colocado 2,2 milhões de meticais em Obrigações do Tesouro, também por subscrição directa dos Operadores Especializados”, lê-se na nota da BVM, além de explicar que a emissão anterior, que foi uma reabertura da sétima série de 2024, estabeleceu igualmente uma maturidade de cinco anos, com um juro fixo de 16% durante os primeiros quatro pagamentos semestrais, e variável nos seis últimos pagamentos semestrais.

Segundo dados do banco central, divulgados em Junho, a dívida pública interna de Moçambique alcançou os 364,2 milhões de meticais após um aumento equivalente a mais de 51,1 mil milhões de meticais nos primeiros cinco meses deste ano.

De acordo com a Lusa, o relatório de Conjuntura Económica e Perspectivas de Inflação de Maio revela que a dívida pública interna contratada entre Dezembro de 2023 e Maio deste ano, excluindo a decorrente de contratos de mútuo, de locação e das responsabilidades em mora, aumentou em cerca de 51,9 milhões de meticais até ao final de Maio.

“Globalmente, a dívida emitida internamente representava, à mesma data, o equivalente a 23,7% do Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano. Esta dívida é constituída essencialmente por Bilhetes do Tesouro, com um stock de 99,8 milhões de meticais a 28 de Maio, e Obrigações do Tesouro, que ascendiam a 169 milhões de meticais, além de 95,3 milhões de meticais em adiantamentos no Banco de Moçambique”, lê-se.