3
1
PATROCINADO

"Não permitirei que o mal vença" - atira Trump sobre tentativa de assassinato

Victória Maviluka
14/7/2024
1
2
Foto:
DR

Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi identificado pelo FBI como o “sujeito envolvido na tentativa de assassinato” de Donald Trump. O suspeito foi abatido pela polícia.

Donald Trump, candidato à presidência dos Estados Unidos, sobreviveu a uma tentativa de assassinato durante um comício neste sábado, 13, na Pensilvânia.

A polícia norte-americana informou que duas pessoas morreram — um espectador e o suposto atirador, identificado pelo FBI como Thomas Matthew Crooks da Pensilvânia — no comício eleitoral do candidato republicano. Outras duas pessoas estarão gravemente feridas.

Trump encontrava-se a discursar há quatro minutos quando o atirador disparou contra o ex-presidente norte-americano, atingindo-o na orelha. 

Após o incidente, Donald Trump prometeu que não permitirá que “o mal vença” e reafirmou que discursará na Convenção Nacional Republicana em Wisconsin, na próxima semana.

Numa publicação nas redes sociais, o candidato republicano agradeceu aos seus apoiantes pelas “orações” e disse que “somente Deus impediu que o impensável acontecesse”.

“O nosso amor vai para as outras vítimas e suas famílias. Rezamos pela recuperação dos feridos e guardamos nos nossos corações a memória do cidadão que foi morto de forma tão horrível”, escreveu Trump.

“Neste momento, é mais importante do que nunca que permaneçamos unidos e mostremos o nosso verdadeiro carácter como americanos, permanecendo fortes e determinados. Não permitirei que o mal vença”, declarou.

Homem identificado como atirador era republicano

Suposto atirador foi abatido pela polícia

O homem apontado como o suposto atirador, abatido pela polícia, era um republicano, de acordo com registos eleitorais da Pensilvânia.

Thomas Matthew Crooks foi identificado pelo FBI como o “sujeito envolvido na tentativa de assassinato” de Donald Trump. O seu registo de voto foi relatado pela primeira vez pelo The Washington Post e pela agência de notícias Reuters.

“O FBI identificou Thomas Matthew Crooks, 20 anos, de Bethel Park, Pensilvânia, como o sujeito envolvido na tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump, em 13 de Julho, em Butler, Pensilvânia”, disse o FBI em comunicado, acrescentando que a investigação é “activa e contínua”.