3
1
PATROCINADO

PR queniano nomeia membros da oposição, mas não ‘silencia’ vozes que exigem a sua renúncia

Victória Maviluka
24/7/2024
1
2
Foto:
DR

Não obstante a remodelação e o recuo no plano de aumento de impostos, os manifestantes continuam a dirigir críticas ao Governo, exigindo a renúncia do actual Presidente.

William Ruto, Presidente do Quénia, nomeou, nesta quarta-feira, 24, membros do principal partido da oposição para o seu remodelado gabinete de ‘base ampla’.

Entre os membros da oposição nomeados, está John Mbadi Ngo’ongo, um aliado do líder da oposição, Raila Odinga, para dirigir o Ministério das Finanças.

Odinga, que Ruto derrotou por uma margem mínima nas eleições de 2022, viu vários dos seus aliados serem integrados no novo gabinete do Presidente queniano.

Além dos quatro membros da oposição, William Ruto reconduziu cinco membros do seu gabinete anterior, os mesmos que já havia demitido no início deste mês em resposta às fortes manifestações, que abalaram as ruas sobretudo da capital do país.

Não obstante esta remodelação e o recuo no plano de aumento de impostos, os manifestantes, na sua maioria jovens insatisfeitos com o custo de vida e com alegado despesismo da governação, continuam a dirigir críticas ao Governo, exigindo renúncia por parte do actual Presidente.