3
1
PATROCINADO

Ruanda e Itália fecham acordo de financiamento climático de 50 milhões de euros

Sebastião Garricha
11/7/2024
1
2
Foto:
DR

O financiamento faz parte de uma parceria mais ampla que inclui instituições financeiras multilaterais e bilaterais.

Os governos do Ruanda e da Itália assinaram oficialmente um acordo de financiamento de 50 milhões de euros (54 milhões de dólares) para apoiar o Plano Nacional de Acção Climática do Ruanda.

Segundo notícia publicada nesta quarta-feira, 10, pela Further Africa, o acordo, facilitado pelo Fundo Italiano para o Clima e gerido pela Cassa Depositi e Prestiti (CDP), visa reforçar a agenda de política climática do Ruanda, aumentando a sua resiliência e capacidade de adaptação ao impacto do aquecimento global.

Os recursos alocados ficarão disponíveis após a implementação bem-sucedida de uma série de reformas políticas e institucionais, destinadas a integrar as estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas no quadro político e regulamentar do Ruanda, essenciais para alcançar as metas nacionais de redução das emissões de carbono.

Citado pela Further, o Ministro das Finanças e Planeamento Económico do Ruanda, Yusuf Murangwa, destacou a importância deste acordo, afirmando que o país colocou a acção climática no centro de sua agenda de desenvolvimento, como evidenciado por Contribuições Nacionais Determinadas (NDCs, na sigla em inglês). 

“Para implementar efectivamente as medidas de mitigação e adaptação descritas nas NDCs, o apoio financeiro, o desenvolvimento de capacidades e a transferência de tecnologia são essenciais”, disse. 

Os dados da revista Further indicam que o acordo que assinado contribuirá significativamente para essa empreitada, que está estimada em 11 bilhões de dólares.

O ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália, Gilberto Pichetto, explicou que o seu país, por meio do Fundo Climático, continua seus esforços para criar as melhores condições para o crescimento no continente africano. 

“Com o Ruanda, investiremos no planeamento necessário para abordar as principais questões climáticas que afetam aquela região", explicou.

Esse financiamento faz parte de uma parceria mais ampla que inclui instituições financeiras multilaterais e bilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Nesse contexto, Ruanda já garantiu um acordo do Mecanismo de Resiliência e Sustentabilidade no valor estimado em 319 milhões de dólares com o FMI em 2022.

Outros parceiros incluem o Grupo Banco Mundial (BM), a União Europeia (UE), o Banco Europeu de Investimento (BEI) e outras instituições europeias de financiamento do desenvolvimento através da Iniciativa Team Europe.