3
1
PATROCINADO

Safari: Cinco países africanos onde os famosos ‘Big 5’ da vida selvagem são vistos de perto

Victória Maviluka
24/7/2024
1
2
Foto:
DR

Tal como o litoral, o cultural, o lazer, o safari é um segmento turístico que atrai milhões de pessoas para África para verem a excepcional presença de ‘poderosos’ da vida selvagem.

A região da África Austral domina a geografia africana de safaris que atraem, todos os anos, milhões de turistas de todo o mundo, curiosos por ver os famosos ‘Big 5’ da vida selvagem: leão, elefante, leopardo, búfalo e rinoceronte.

De acordo com um extenso dossiê publicado nesta quarta-feira, 24, pelo portal marroquino Le360 Afrique, estes turistas vêm para descobrir uma vida selvagem excepcional, nomeadamente os mamíferos emblemáticos do continente em reservas ou parques naturais.

O safari (viagem em suaíli, uma das línguas mais faladas em África) é, assim, um segmento turístico que atrai pessoas para África e que beneficia particularmente alguns países do continente conhecidos pela sua excepcional reserva de animais selvagens.

Estes cinco mamíferos, escreve o portal, são visíveis quer em reservas naturais, particularmente na África Oriental (Masai Mara, Seringiti, etc.), onde estes animais selvagens partilham os seus territórios com tribos locais, tanto em parques naturais, nomeadamente na África Austral.

Reserva Masai Mara, no Quénia: a fabulosa migração dos gnus

A reserva natural Masai Mara, que leva o nome da tribo que vive nestas terras (os Masai) e do rio que a atravessa, o Mara, é, certamente, o parque animal natural mais conhecido do continente africano. 

É nesta parte da savana africana, situada no Sudoeste do Quénia, ao longo da fronteira com a Tanzânia, que podem ser observadas as mais belas espécies animais de África: leão, elefante, búfalo, rinoceronte, chita, leopardo, crocodilo, hiena, zebra, gnu, girafa, chacal, javali... 

Aqui, como descreve o Le360, os animais selvagens partilham o seu quotidiano com as tribos, a mais conhecida das quais é a dos Masai.

Parque de Serengeti, na Tanzânia: 1,5 milhão de hectares de savanas

A reserva do Serengeti (planície sem fim na língua dos massai, que povoam a região), uma das maiores do continente, também é ponto obrigatório para safari. 

É, igualmente, conhecido pela migração anual de gnus durante a estação seca em direcção ao Masai Mara. Tal como o seu vizinho queniano, é o lar de muitas espécies de animais, incluindo os ‘Big 5’ - leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes - e outras espécies: chitas, zebras, gnus, girafas, hienas... 

Esta riqueza de vida selvagem faz do Masai Mara e do Serengeti os destinos mais populares para safaris: todos os anos, entre 150.000 e 200.000 pessoas visitam o Parque Nacional Serengeti, onde existem muitas opções de alojamento, algumas das quais estão entre as mais bem avaliadas do mundo.

Parque Nacional Kruger, na África do Sul: o jardim selvagem

Criado em 1898, este parque é uma das reservas naturais mais antigas, famosas e maiores de África, com uma área de mais de 20.000 km2 e reconhecida como reserva da biosfera pela UNESCO. 

Apelidado de ‘Wildtuin’ pelos habitantes locais, o Parque Nacional Kruger está dividido em ecossistemas com cerca de 2.000 espécies de plantas, mais de 517 espécies de aves, mais de 100 espécies de répteis, incluindo 5.000 crocodilos do Nilo e, claro, mais de 150 espécies de mamíferos. .

Neste parque, considerado o paraíso da vida selvagem da África do Sul, podem ser observados os ‘Big 5’ no seu habitat natural, com mais de 13.000 elefantes e quase 5.000 rinocerontes, além de chitas, zebras, hipopótamos, gnus, impalas…

Reserva Moremi no Botswana: florestas exuberantes e deserto

Esta reserva de 5.000 km2 do Botswana, localizada no meio do Delta do Okavango, é considerada um dos mais belos santuários de vida selvagem de África e um dos destinos de safari por excelência em África. 

Entre os seus ilustres representantes, estão os ‘Big 5’ e outros animais. Uma vida selvagem que se desloca entre o famoso Delta do Okavango e zonas periféricas, entre o deserto e as vastas florestas que abrigam manadas de elefantes, impalas, búfalos... Uma paisagem natural excepcional. 

Safaris a pé e safaris nocturnos são proibidos. Porém, as pousadas particulares nos limites da reserva permitem desfrutar de experiências únicas, aproximando os turistas dos animais selvagens.

Parque Nacional do Zambeze, na Zâmbia: uma maravilha natural

Situado ao longo do Rio Zambeze, o Parque Nacional do Zambeze, que se estende por 56.000 hectares, atravessado pelo poderoso Rio Zambeze e coberto por arbustos e savana, é um rico parque de vida selvagem onde os ‘cinco grandes’ são a principal atracção turística com os seus majestosos elefantes e búfalos. 

Leopardos e leões não são fáceis de observar, daí o interesse em ser guiado por guardas-florestais experientes que conhecem cada recanto do parque e dos seus habitantes.

Além dos animais emblemáticos, o Parque Nacional do Zambeze também possui muitos outros animais selvagens, incluindo girafas, zebras, etc, testemunhando a sua rica biodiversidade.