3
1
PATROCINADO

Suécia prepara 3,4 milhões de euros para financiar projectos de energias renováveis em Moçambique

Sebastião Garricha
5/7/2024
1
2
Foto:
DR

O financiamento vai apoiar a expansão de soluções de energia renovável, por meio de um modelo baseado em resultados, no qual os pagamentos estão vinculados ao cumprimento de metas pré-definidas.

O Governo sueco vai disponibilizar um total de 3,4 milhões de euros (230,6 milhões de meticais) para financiar projectos de energias renováveis em Moçambique, no âmbito da 6.ª edição do Beyond the Grid Fund for Africa (BGFA), uma iniciativa que será lançada nesta primeira quinzena de Julho.

Segundo notícia publicada nesta sexta-feira, 5, pelo Diário Económico, o dinheiro será administrado pela Nordic Environment Finance Corporation (Nefco) e as partes interessadas poderão aceder ao programa através de um processo de candidatura simplificado e de fase única, o que facilitará a participação de todos os prestadores de serviços energéticos com fins lucrativos.

Citada na notícia, Tina Moller, gerente de programas do Nefco e coordenadora do BGFA, explicou que o financiamento será estruturado para apoiar a expansão de soluções de energia renovável, por meio de um modelo baseado em resultados, no qual os pagamentos estão vinculados ao cumprimento de metas pré-definidas e podem incluir um adiantamento de até 30%.

"Prestadores de serviços de energia com fins lucrativos com um histórico comprovado na implementação de soluções de energia limpa, especialmente aqueles que já operam em Moçambique ou em outras partes da África subsaariana, serão elegíveis para se candidatar à 6ª edição do BGFA", lê-se.

Explica também que as empresas devem demonstrar potencial de escalabilidade e impacto, garantindo que suas soluções possam gerar benefícios socioeconómicos significativos. 

Além disso, a gerente avança que, para promover esta oportunidade, a BGFA, em parceria com a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), organizará um evento híbrido no dia 30 de Julho para fornecer aos potenciais candidatos uma visão detalhada do processo de candidatura, critérios de elegibilidade e benefícios.

"Prestadores de serviços de energia com fins lucrativos com um histórico comprovado na implementação de soluções de energia limpa, especialmente aqueles que já operam em Moçambique ou outras partes da África Subsaariana, serão elegíveis para se candidatar à 6ª edição do BGFA."

Segundo o Diário Económico, esta edição do Beyond the Grid Fund for Africa vai privilegiar projectos que proporcionem soluções para o uso produtivo de energia, desde sistemas de rega movidos a energia solar, unidades de refrigeração para conservação de alimentos, barcos de pesca eléctricos, equipamentos de processamento agrícola e alternativas de mobilidade eléctrica, como bicicletas elétricas e trotinetes.