3
1
PATROCINADO

Turquia de olho no urânio do Níger para expansão de energia nuclear

Sebastião Garricha
19/7/2024
1
2
Foto:
DR

De acordo com a Associação Nuclear Mundial, o Níger responde por cerca de 5% dos recursos de urânio do mundo e está entre os 10 principais fornecedores do combustível.

Os ministros das Relações Exteriores, Defesa e Energia da Turquia viajaram nesta quarta-feira, 17 de Julho, ao Níger para garantir o acesso aos abundantes depósitos de urânio do país, de acordo com notícia publicada pela BI.

Segundo a BI, a visita segue-se à decisão do Níger de revogar os direitos de mineração de empresas canadianas e francesas para o desenvolvimento de urânio, depois de o país da África Ocidental ter ficado sob controlo militar na sequência de um golpe de Estado em Julho de 2023.

O interesse da Turquia no fornecimento de urânio do Níger está ligado à sua primeira usina nuclear, a mediterrânea Akkuyu, que está a ser construída pela estatal russa Rosatom, bem como a outras duas instalações planejadas.

Citada pela BI, a Associação Nuclear Mundial revela que o Níger responde por cerca de 5% dos recursos de urânio do mundo e está entre os 10 principais fornecedores do combustível.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, há muito busca expandir a influência de seu país nos países africanos por meio de iniciativas que vão desde o lançamento de canais de televisão até a venda de drones e o fornecimento de usinas de eletricidade montadas em navios, segundo a BI.

“Ele também defendeu a decisão do Níger de suspender as exportações de urânio para a França, citando a opressão histórica do país europeu sobre o Níger, que foi uma colônia francesa até conquistar a independência em 1960”, lê-se.